Widget Image
Secretarias
14/04/2024
HomeSaúdePacientes de Unidade de Saúde recebem orientações sobre prevenção ao câncer de mama

Pacientes de Unidade de Saúde recebem orientações sobre prevenção ao câncer de mama

Na manhã desta quarta-feira (29/10), pacientes da Unidade Básica de Saúde (UBS) 8 receberam orientações educativas sobre a prevenção ao câncer de mama pelos profissionais da ONG + Vida. A ação fez parte da programação da campanha Outubro Rosa, realizada em Itu pela Prefeitura, com apoio da ONG + Vida – Centro de Apoio ao Portador de Câncer e OncoItu – Instituto de Tratamento Unificado em Oncologia.

Ao longo do mês, a campanha contou com uma série de atividades como orientações, palestras, exposição de mama amiga e distribuição de folhetos sobre prevenção ao câncer de mama. O Outubro Rosa é um movimento mundial que tem como objetivo despertar a atenção da população para a realidade atual do câncer de mama e a importância do diagnóstico precoce.

O principal símbolo dessa campanha mundial é o laço rosa, que simboliza a luta contra o câncer de mama. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca), o câncer de mama é o segundo tipo mais frequente no mundo e o mais comum entre mulheres, respondendo por 22% dos casos novos a cada ano. É importante destacar que, se diagnosticado e tratado oportunamente, o prognóstico é relativamente bom.

Ainda segundo o Instituto, no Brasil, as taxas de mortalidade por câncer de mama continuam elevadas, muito provavelmente porque a doença é diagnosticada em estágios avançados. A estimativa de novos casos para 2014, de acordo com o Inca, é de 57.120 novos casos.

Texto e fotos: Angélica Estrada/AI Prefeitura de Itu