09/04/2024
HomeSaúdeOutubro Rosa reforça a importância de exames na prevenção do câncer de mama

Outubro Rosa reforça a importância de exames na prevenção do câncer de mama

A Secretaria Municipal de Saúde promove mais uma edição do Outubro Rosa, campanha mundial que visa a conscientização sobre o câncer de mama e a importância dos exames preventivos. Como parte da programação, haverá ações educativas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Ambulatórios da Secretaria Municipal de Saúde; e para realização de exames de mamografia, ultrassom transvaginal e Papanicolau, o Centro de Referência da Mulher terá horário estendido até às 19h, às segundas e quartas-feiras neste mês, e funcionará das 7h30 às 16h, nos próximos dias 16 e 23.
Tanto o exame de mamografia quanto o de ultrassom transvaginal serão realizados mediante agendamento nas UBS. Somente para o Papanicolau, o agendamento pode ser feito pelo número (11) 4850-8050, de 4 a 14 de outubro, das 9h às 16h.
Vinculado à Secretaria de Saúde de Itu, o Centro de Referência da Mulher está localizado na Rua Santana, 319, Centro, e é um serviço especializado em atendimento ao público feminino, mediante encaminhamento médico.

Números
De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), excluindo os tumores de pele não melanoma, o câncer de mama ainda é o mais incidente em mulheres de todas as regiões brasileiras, com taxas mais altas nas regiões Sul e Sudeste. A estimativa do Instituto para 2021 é de 66.280 casos novos, o que representa uma taxa ajustada de incidência de 43,74 casos por 100 mil mulheres.
Ainda segundo o INCA, com exceção da região Norte, o câncer de mama é a primeira causa de morte por câncer na população feminina em todas as regiões do Brasil. Na região Norte o câncer do colo do útero é o que ocupa essa posição.
A Secretaria de Saúde de Itu realiza a mamografia de rastreamento em mulheres a partir de 40 anos, sem sinais e sintomas de câncer de mama, a cada dois anos, e a mamografia diagnóstica em casos de avaliação de lesões mamárias suspeitas em qualquer idade, válida também para homens.