16/03/2024
HomeSegurançaOperação policial do GGI leva tranquilidade aos moradores do Alpes

Operação policial do GGI leva tranquilidade aos moradores do Alpes

Houve apreensão de drogas, veículos, prisão de quatro suspeitos e detenção de seis averiguados

A Guarda Civil Municipal de Itu, em conjunto com a Polícia Civil, realizou uma operação surpresa na última quinta-feira (23/01), levando segurança e promovendo a ordem no conjunto habitacional Alpes, na região do Pirapitingui. A ação, deflagrada pelo GGI (Gabinete de Gestão Integrada em Segurança Pública Municipal), contou com a participação de mais de 30 homens, entre guardas e policiais.

O procedimento foi rápido e preciso, não havendo sequer um disparo de arma de fogo e nem resistência por parte dos quatro indivíduos presos em flagrante e os outros seis detidos para averiguação. Como resultado houve o recolhimento de quatro motos irregulares, um veículo contendo pequena quantidade de droga e ainda a apreensão de porções de cocaína e maconha, encontradas com os suspeitos.

Após inúmeras denúncias e queixas de munícipes, principalmente durante os encontros do programa “Prefeitura no Pira”, as autoridades tomaram conhecimento da ocorrência de tráfico de entorpecentes no condomínio, assim como a realização de bailes funks e desordem. Diante disso, um minucioso trabalho de investigação, a cargo dos Setores de inteligência da Guarda Civil Municipal e Polícia Civil, passou a ser desenvolvido desde novembro do ano passado.

Durante meses, foram feitas fotos, filmagens e cruzamento de dados, usando também informações provenientes do sistema de monitoramento por vídeo chamado de “Muralha Eletrônica”, instalado em Itu pela atual gestão municipal. Na última quarta-feira (22/01), na reunião periódica do GGI, realizada no Gabinete do prefeito Guilherme Gazzola, os representantes das forças locais de segurança decidiram colocar em prática a operação no dia seguinte.

Ação rápida e eficaz

Às 6h de quinta-feira, um ônibus descaracterizado partiu em direção ao Alpes, levando parte da equipe, formada por agentes que estavam à paisana. Tão logo o ônibus estacionou nos fundos do condomínio, outros dois veículos bloquearam o acesso ao local e houve a abordagem inicial. Os guardas e policiais agiram rapidamente e de forma precisa, indo direto nos pontos apurados durante a investigação. Logo na sequência, viaturas da GCM e a equipe do Canil Municipal chegaram para dar apoio ao cerco e concluir a ação.

Tudo foi resolvido em minutos e os moradores do local saudaram e agradeceram os guardas e policiais que reestabeleceram a ordem no condomínio. Por fim, todo material apreendido e os indivíduos suspeitos foram conduzidos à Delegacia Central da Polícia Civil para o registro da ocorrência e demais providências cabíveis.

Mais segurança

Uma operação como essa, sem tiros, sem embates e com muita inteligência, ilustra o sucesso do GGI. Neste governo tivemos disposição e coragem de tomar essa iniciativa que resultou na queda imediata dos índices de roubos, furtos e diversos delitos, conforme dados da própria Secretaria Estadual de Segurança e outros indicadores”, afirma Hércules Domingues, secretário municipal de Segurança.

Ainda por decisão do GGI, haverá agora um trabalho de acompanhamento no Alpes com a presença ostensiva e frequente de viaturas da GCM e também da Polícia Militar.

Criado em março de 2019, o Gabinete de Gestão Integrada envolve a participação da Guarda Civil Municipal, das Delegacias de Polícia Civil, da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros e da Delegacia de Polícia Federal de Sorocaba, com o intuito de planejar as ações integradas nas áreas do município de Itu.