05/03/2024
HomeSegurançaÔnibus superarticulado é entregue à população e inicia operação nesta semana

Ônibus superarticulado é entregue à população e inicia operação nesta semana

Para dar continuidade à solicitação do prefeito Guilherme Gazzola de renovação da frota do transporte coletivo na cidade, a Viação Itu apresentou a autoridades municipais, na tarde desta segunda-feira (13/01), um ônibus superarticulado com 23 metros de comprimento e capacidade para transportar 171 pessoas por viagem.

A previsão, segundo a concessionária Viação Itu, que opera o transporte coletivo em nosso município, é que o ônibus superarticulado passe a circular a partir desta quinta-feira (16/01), nas linhas 75 – Rodovia do Açúcar e 79 – Centro via SP-79. Essas duas linhas transportam, diariamente, cerca de 7,7 mil passageiros.

Guilherme Gazzola destacou a importância da renovação da frota que, automaticamente, melhora o conforto e segurança dos passageiros. De acordo com a Viação Itu, o investimento para a aquisição desse ônibus foi de R$ 1,2 milhão. O veículo é equipado com ar-condicionado, tomadas para carregamento de celular, telemetria, acessibilidade, GPS, câmera de ré e câmeras nas portas para acompanhar o embarque e desembarque de passageiros.

Ainda segundo informações da concessionária, atualmente, o transporte coletivo em Itu conta com 87 ônibus, dos quais 72 fazem parte da frota operacional e 15 da frota reserva. Desse total, 14 são ônibus articulados, sendo que 13 fazem a operação diária e um fica como reserva. Por meio do processo de renovação da frota, já foram entregues 10 ônibus zero quilômetros para o transporte local.

Além do prefeito, estiveram presentes à entrega o secretário adjunto da Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana e Rural, Geraldo Moreira Filho, o diretor municipal de Trânsito, Hélio Tomba, e representantes da Viação Itu.