Widget Image
Secretarias
14/04/2024
HomeGestões AnterioresOfício de Trevas e Procissão dos Passos acontecem no próximo final de semana

Ofício de Trevas e Procissão dos Passos acontecem no próximo final de semana

A tradicional cerimônia do Ofício de Trevas acontece no próximo sábado (23/03), a partir das 19h30, na Igreja de Nossa Senhora do Carmo, localizada na Praça da Independência, s/nº, no Centro de Itu.

A cerimônia, que tem o apoio da Secretaria Municipal de Cultura como manifestação cultural, contempla os mistérios da morte de Jesus Cristo através de uma oração pública que foi extraída do Ofício Divino, um dos mais importantes exercícios de liturgia da Igreja.

Durante este ofício, todas as luzes da igreja são apagadas. Um candelabro com 15 velas representa os 150 salmos da Bíblia. À medida que os salmos são cantados, as velas são apagadas, ficando acesa apenas uma, que simboliza a luz de Cristo e a esperança na sua ressurreição. Ao final da liturgia, canta-se “Christus factus est”, conhecidíssimo canto gregoriano.

Há recitação de salmos, antífonas, leituras e responsórios da Quinta-Feira Santa, relembrando a oração no Monte das Oliveiras, a prisão de Jesus e a traição de Judas. As leituras, extraídas das lamentações de Jeremias, são interpretadas em latim no canto gregoriano próprio e medieval. As antífonas também são cantadas pela língua oficial da doutrina católica. Os cânticos serão realizados pelo Coral Vozes de Itu e Solistas.

No domingo (24/03), às 19h, acontece a Procissão de Passos, quando os fieis acompanham Cristo pelo caminho do calvário, com Sete Passos em altares montados nas casas ao longo do trajeto. A cada parada cantam-se os Motetes de autoria de José Mariano da Costa e a Verônica faz seu canto de lamento, composto pelo Padre Jesuíno do Monte Carmelo no começo do século XIX.

Na Igreja do Bom Jesus acontece o encontro da imagem de Nosso Senhor com a de Nossa Senhora das Dores, momento de grande emoção, quando é realizado o Sermão do Encontro.

Por iniciativa do maestro Luís Roberto de Francisco, responsável pela execução dos Motetes, o Coral Vozes de Itu se apresenta, dando maior solenidade à procissão.

RG