Widget Image
Secretarias
06/03/2024
HomeCulturaOficinas Poiesis estão com inscrições abertas

Oficinas Poiesis estão com inscrições abertas

Por meio de parceria entre a Secretaria Municipal de Cultura e do Patrimônio Histórico e Poiesis, ocorre até o dia 05 de junho as inscrições gratuitas para oficinas virtuais, em diversas linguagens e formatos. As atividades e conteúdos dos programas gerenciados pela Poiesis, como a Oficina Oswald de Andrade, Casa das Rosas, Fábricas de Cultura e Programa de Qualificação em Artes, podem ser acessados no site: http://poiesis.org.br/maiscultura.

Enquanto as pessoas não puderem se reunir, todas as atividades dos equipamentos que a Poiesis gerencia acontecerão virtualmente. Esta ação acontece em conjunto com o #culturaemcasa, desenvolvido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo

Escolha sua oficina e participe.

OFICINA DE ESCRITA CRIATIVA: PRIMEIRAS PALAVRAS
Coordenação: Renata Cirilo
11 a 30/6 – terças e quintas-feiras – 17h às 19h
25 vagas. Inscrições até 3/6 pelo link: https://forms.gle/BPAjC9yh7HRu2mZ98
Oficina de escrita criativa para iniciantes interessados em desenvolver textos literários. As atividades serão totalmente on-line com exercícios dinâmicos e dialógicos. Caso a oficina tenha mais inscritos do que o número de vagas, haverá seleção de participantes por meio da análise da ficha de inscrição pela coordenadora. Renata Cirilo é escritora de poesias e prosas, formada em Ciências Sociais e pós-graduada em Formação de Escritores e Especialistas em Produção de Textos Literários. Escreve mensalmente para o Blog das 30 pessoas, e para o próprio blog, Tábua Literária. Atua como produtora cultural do Coletivo Escrita Aberta de criação, difusão e formação em literatura e é gestora e produtora de políticas públicas culturais. Tem textos publicados em antologias e atualmente dedica-se a escrever o seu primeiro romance.

OFICINA DE VÍDEO-POESIA
Coordenação: Daniel Fagundes
16 a 25/6 – terças e quintas-feiras – 17h às 19h
50 vagas. Inscrições até 5/6 pelo link: https://forms.gle/5ZhViHQ819nfPmETA
Serão apresentados os conceitos e um breve histórico do termo vídeo-poesia e proposta uma experimentação caseira com os participantes, utilizando diferentes suportes de captação de imagem e diferentes abordagens literárias. Caso a oficina tenha mais inscritos do que o número de vagas, haverá seleção de participantes por meio da análise da ficha de inscrição pelo coordenador. Daniel Fagundes é educomunicador e cineasta de formação técnica pelo SENAC São Paulo com pós graduação em tecnologias na aprendizagem, além de poeta com alguns trabalhos publicados. É co-fundador do coletivo/produtora social Caramuja Produções, dedicada à produção e disseminação de mídia educativa, sócio cultural e a pesquisa no campo da memória. Produziu e dirigiu documentários, ficções e curtas experimentais. Com a Caramuja realizou “A primeira boca, a primeira casa” de 2015, sobre a renovação da tradição do Batuque de Umbigada no interior paulista. Trabalha no projeto Brasil 2022, de Toni Venturi, como diretor de fotografia.

OFICINA: FUNDAMENTOS EM NEGÓCIOS DE MÚSICA – DIREITO AUTORAL E MONETIZAÇÃO
Coordenação: Ricardo Cantaluppi
15 a 24/6 – segundas e quartas-feiras – 17h às 19h
80 vagas. Inscrições até 5/6 pelo link:  https://forms.gle/Fcn7QcLu95DRCUiZA
A oficina pretende ampliar o conhecimento dos participantes sobre as atividades, funções e exigências do mercado musical e, sobretudo, demarcar a indelével presença da música pelos mais diversos campos e atividades econômicas. Ricardo Cantaluppi, músico, atua há 40 anos como produtor musical, coordenador de A&R (artista e repertório), diretor e roteirista de shows musicais, diretor de produção de filmes musicais, projetista e diretor de artes na criação de embalagens de produtos fonográficos e audiovisuais musicais. Com passagens pelas gravadoras Polygram (atual Universal), Abril Music, Deckdisc e Kuarup Música, desde 2017 vem aplicando seus conhecimentos transdisciplinares na coordenação de oficinas, workshops e cursos na área da Economia da Música.

OFICINA BÁSICA DE CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS
Coordenação: Fernanda Munhão
9 a 12/6 – terça a sexta-feira – 14h às 15h30
Atividade aberta, por meio de lives no perfil da artista no Instagram: @fernandamunhaohistorias
Não é necessária inscrição prévia
Oficina básica destinada às pessoas que se interessam pelo assunto e pretendem desenvolver a arte de contar histórias. A escolha da história; a diferença entre ler e contar histórias; temas polêmicos; e histórias para crianças, jovens e adultos serão trabalhados durante quatro encontros. Em todos eles haverá a apresentação de recursos práticos para se contar histórias e referências de livros teóricos e literários sobre o assunto. Fernanda Munhão é contadora de histórias, jornalista e pedagoga, com mestrado em Literatura. Participou de vários festivais de contadores de histórias e ministrou oficinas sobre o tema em todo o Brasil. É integrante da Red Internacional de Cuentacuentos e autora do livro infantil “Mila”. Nesta atividade, não haverá emissão de certificados.