Widget Image
Secretarias
21/02/2020
HomeCulturaOficina gratuita de cururu acontece em Itu

Oficina gratuita de cururu acontece em Itu

O Grupo de Cururu de Sorocaba realiza no dia 15 de maio uma oficina gratuita a partir das 15h, no Espaço Fábrica São Luiz. As inscrições para a oficina de cururu são gratuitas e devem ser realizadas na Secretaria Municipal de Cultura de Itu ou na Casa da Praça. A oficina acontece por meio do Proac (Programa de Ação Cultural do Governo do Estado de São Paulo), com apoio da Prefeitura de Itu e do músico e produtor cultural Zeca Collares.

Também no dia 15 de maio, a partir das 19h, no mesmo local, acontece uma apresentação de cururu gratuita para toda população. O cururu é o que podemos chamar de uma verdadeira fonte da tradição caipira oral, sobretudo os desafios cantados na região de Sorocaba, pois seus componentes carregam a vivência das rodas de cururu formadas pelos seus pais e avós, ainda em um tempo em que o cururu era uma das maiores atrações na chamada “Sorocabana” (regiões interligadas pela linha férrea sorocabana) onde foi mitificado o “Negrinho Parafuso”, o desafiante mais temido pelos cururueiros por ter “na ponta da língua” uma resposta para uma provocação em um desafio de cururu sobre um ponteado de viola caipira.

O Grupo de Cururu de Sorocaba nasceu há quinze anos e se firmou devido a grande afinidade entre os componentes. Mantendo fielmente a tradição caipira, o grupo é formado pelos maiores mestres da arte do Cururu de toda região. Seus componentes têm longa estrada e profunda paixão pelo que faz. Com diversos prêmios e centenas de apresentações como espetáculos exclusivos, festivais, desafios, diversas unidades do Sesc/SP e um Cd gravado, o grupo segue seu caminho desafiando, pois o Cururu é isso, um desafio cantado.

“Cada apresentação é única, pois nada é ensaiado, improvisamos tudo, desafiamos uns aos outros e resolvemos tudo na rima e na viola”, diz um dos principais líderes do grupo, o violeiro e “cantador” Cido Garoto.

As inscrições podem ser realizadas das 9h às 16h, de terça a sexta-feira. A Secretaria Municipal de Cultura fica na Avenida Itu 400 Anos, 111, Itu Novo Centro. A Casa da Praça está localizada na Praça Padre Miguel (Matriz), 56, Centro e a Fábrica São Luiz está na Rua Paula Souza, 492, Centro.

Decom (17/04/2015)