05/03/2024
HomeCISObras de setorização de redes na região do Pirapitingui são inauguradas por autoridades municipais

Na manhã desta terça-feira (30/11) ocorreu a cerimônia de inauguração das obras de setorização de redes na região do Pirapitingui. Promovida pela Prefeitura de Itu e pela Companhia Ituana de Saneamento (CIS), a solenidade contou com a presença do chefe do Executivo ituano, Guilherme Gazzola, do superintendente da CIS, Reginaldo Santos, do subprefeito da Regional do Pirapitingui, Douglas Boschetti, dos vereadores Antonio Luis da Silveira, Manoel Monteiro Gomes e Normino José de Oliveira, de secretários e diretores municipais.

Guilherme Gazzola afirmou que as inaugurações marcam o legado de uma gestão pública. Ressaltou que as obras de setorização concluídas na região do Pirapitingui resolvem grandes gargalos que são as pontas de redes. Enfatizou ainda que, se o atual governo municipal e a CIS não tivessem realizado obras desde 2017, a situação de abastecimento na cidade estaria bastante comprometida.

O superintendente da CIS afirmou que aquela era mais uma grande conquista para o abastecimento de água em Itu, possibilitando o maior controle sobre a pressão em todas as ruas da região do Pirapitingui, evitando problemas nos locais mais altos durante os picos de consumo. Ele também agradeceu ao prefeito e à equipe da CIS pelo trabalho e confiança a ele depositada.

O projeto das obras de setorização contempla instalação de registros e medidores nas redes de distribuição, melhorias na parte hidráulica do reservatório de água tratada do Jardim Europa, instalação de duas bombas no mesmo local para incrementar a pressurização das ruas mais altas da região e construção de novas tubulações, como a Adutora Vila Martins.

Esta tubulação, que conta com 2,3 quilômetros de extensão, interliga a Estação de Tratamento de Água do Pirapitingui à região do Portal do Éden. Ou seja, os bairros Vila Vivenda, Vila Martins, Portal do Éden, Alpes 1 e 2, Village Castelo e City Castelo têm mais uma fonte de abastecimento, garantindo também mais pressão para distribuição. Antes, estas localidades eram abastecidas apenas pela ETA do  Portal do Éden, de menor capacidade.

Outro benefício da setorização das redes está na criação de distritos, o que permite que, quando uma interrupção no fornecimento de água for necessária para a manutenção num determinado ponto, somente o local onde será realizado o serviço fique sem água e não bairros inteiros.