HomeCulturaObras de restauro da Igreja Matriz recebem visita técnica

Obras de restauro da Igreja Matriz recebem visita técnica

Na última quarta-feira (22/10), a Igreja Matriz Nossa Senhora Candelária recebeu dezenas de pessoas que foram participar de uma visita técnica às obras de restauro que estão sendo realizadas nas pinturas, imagens e obras de arte que compreendem os elementos artísticos do altar-mór, capela-mór, arco do cruzeiro, altar de Nossa Senhora do Rosário, altar de São Miguel, capela do Divino Espírito Santo, capela de Nossa Senhora das Dores, capela de São Francisco, capela de Nossa Senhora da Boa Morte e capela de Nossa Senhora de Lourdes.

A visita teve o acompanhamento do responsável pelas obras local, o conservador-restaurador Julio Moraes, que falou sobre as etapas, técnicas escolhidas, dados históricos e curiosidades. A equipe de Julio Moraes Conservação e Restauro conta com notória especialização na área, reconhecida várias vezes pelos órgãos oficiais de patrimônio. Foi responsável pela primeira etapa de restauro da Igreja Matriz, em 2002, em que se restaurou o forro e se descobriu a existência das pinturas nas paredes da capela-mór. Realizou centenas de ações de preservação, conservação e restauro por contratação do Iphan e Condephaat.

O restaurador Huides Souza Cunha, designado pela superintendência do Iphan – 9ª SR, que tem visitado a Igreja regularmente, acompanhando o andamento do projeto e participando de reuniões e decisões esteve presente durante a visita técnica e também falou sobre o restauro.

A Igreja Matriz Nossa Senhora Candelária está inscrita nos livros de tombo do IPHAN e do Condephaat e o restauro tem aprovação no Ministério da Cultura – Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac) nº 1012592, proposto pela Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) Museu a Céu Aberto – Cultura, Ecologia e Desenvolvimento e autorização do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) e Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo).

A visita técnica às obras foi organizada pela Prefeitura de Itu, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, pelo Museu a Céu Aberto e pela Paróquia de Nossa Senhora Candelária com o objetivo de mostrar para a comunidade e para os Conselhos Municipais relacionados todas as informações para que possam acompanhar o processo de recuperação do maior representante do barroco paulista.

Estiveram presentes a secretária municipal de Cultura de Itu, Allie Marie Queiroz; o vice-presidente do Museu a Céu Aberto, Luiz César Corazza; a presidente do Conselho Municipal de Política Cultural, Ana Paula Sbrissa; o presidente do Conselho Municipal de Patrimônio Cultural, Fábio Grizoto, representantes das secretarias de planejamento e obras de Itu e do site itu.com e do jornal A Federação.

Texto e foto: Renata Guarnieri/Prefeitura de Itu