24/03/2024
HomeGestões AnterioresObras da Adutora Mombaça seguem em ritmo acelerado

Obras da Adutora Mombaça seguem em ritmo acelerado

As duas frentes das obras da Adutora Mombaça, realizadas pela concessionária Águas de Itu por determinação da Prefeitura, prosseguem em ritmo acelerado. A frente em área urbana, iniciada ao lado da ETA (Estação de Tratamento de Água) 1 no Rancho Grande, já desce a Avenida Isaias Prieto em direção ao bairro São Judas. Já o trecho rural das obras, que seguem o leito da Estrada do Pau D´Alho, ultrapassando a região conhecida como “sete curvas”.

A adutora terá 22,5 quilômetros de extensão e vazão de aproximadamente 280 litros por segundo, equivalendo sozinha a praticamente tudo o que foi feito para captação direcionada à Estação ao longo de quatro décadas.

A ETA 1 é a responsável pelo abastecimento da região central da cidade, a mais afetada pelo racionamento. O novo volume que será usado para alimentar a estação, segundo levantamento da Agência Reguladora (órgão municipal que fiscaliza as concessões), corresponde sozinho a 50% da captação em períodos normais.

A indicação do ribeirão Mombaça como alternativa para enfrentar a estiagem mais severa em mais de 120 anos partiu diretamente do prefeito de Itu, Antonio Tuíze, tendo como base estudos técnicos apresentados pela Agência Reguladora.