15/04/2024
HomeGestões AnterioresObras da Adutora Mombaça recebem mais tubos para as duas frentes

Obras da Adutora Mombaça recebem mais tubos para as duas frentes

Material foi descarregado nesta terça-feira (21/10) para atender a demanda na estrada do Pau D´Alho e ao lado da ETA 1

As obras da Adutora Mombaça receberam novos lotes de tubos nesta terça-feira (21/10) para atender a demanda das duas frentes de trabalho: às margens da estrada do Pau D´Alho e ao lado da Estação de Tratamento do Rancho Grande. A adutora terá 22,5 quilômetros de extensão e vazão de aproximadamente 280 litros por segundo, equivalendo sozinha a praticamente tudo o que foi feito para captação direcionada à ETA 1 (Estação de Tratamento de Água) ao longo de quatro décadas.

A ETA 1 é a responsável pelo abastecimento da região central da cidade. O novo volume que será usado para alimentar a estação, segundo levantamento da Agência Reguladora (órgão municipal que fiscaliza as concessões), corresponde sozinho a 50% da captação em períodos normais.

A indicação do ribeirão Mombaça como alternativa para enfrentar a estiagem mais severa em mais de 120 anos partiu diretamente do prefeito de Itu, Antonio Tuíze, tendo como base estudos técnicos apresentados pela Agência Reguladora.

Além das obras da nova adutora, a Prefeitura de Itu vem exigindo da concessionária o reforço no abastecimento com caminhões-pipa, requisitou poços e represas particulares via decreto, criou um comitê que trata diariamente dessas e outras ações para enfrentar a crise hídrica.