Widget Image
Secretarias
29/09/2020
HomeGestões AnterioresObras da adutora Mombaça ganham nova frente

Obras da adutora Mombaça ganham nova frente

Agora, a tubulação também está sendo instalada nas proximidades da Estação de Tratamento do Rancho Grande
 
Após decisão do Comitê de Gestão de Água, a concessionária dos serviços de água e esgoto de Itu inicia mais uma frente das obras da adutora Mombaça. Nesta sexta-feira (03/10), um trecho da avenida Ernesto Fávero, ao lado da Estação de Tratamento de Água I (Rancho Grande), foi demarcado para a instalação dos tubos que chegaram na quinta-feira.

As obras prosseguem às margens da estrada rural do Pau D’Alho, onde o assentamento de 5 quilômetros de tubos já foi realizado. A adutora Mombaça terá vazão de aproximadamente 280 litros de água por segundo e equivale, sozinha, a praticamente tudo o que foi feito para captação direcionada à ETA 1 (Estação de Tratamento de Água) ao longo de 40 anos.

A ETA 1 é a responsável pelo abastecimento da região central da cidade. O novo volume que será usado para alimentar a estação, segundo levantamentos da Agência Reguladora (órgão municipal que fiscaliza as concessões), corresponde sozinho a 50% da captação em períodos normais.

A indicação do Mombaça como alternativa para enfrentar a estiagem mais severa dos últimos 123 anos partiu diretamente do prefeito de Itu, Antonio Tuíze, tendo como base estudos técnicos apresentados pela Agência Reguladora.

São 22,5 km de extensão de adutora. Para tanto, foram adquiridos 2000 tubos de PVC (Defofo) de 500 milímetros de diâmetro, para uma extensão de 12,2 quilômetros e 1.750 tubos de ferro, que serão utilizados em cerca de 10,3 quilômetros da adutora. Serão necessárias também duas bombas centrífugas bi-partidas horizontalmente, com sucção 350 mm e recalque 200 mm.