15/04/2024
HomeGestões AnterioresNovos parques ganharão mais 4,5 mil mudas e inauguração será em 20 de março

Novos parques ganharão mais 4,5 mil mudas e inauguração será em 20 de março

Os Parques Ecológicos Taboão e Chico Mendes, ganharão juntos mais 4,5 mil novas mudas de árvores nativas. Diante disso, a data de inauguração, inicialmente prevista para o próximo dia 27, foi alterada para 20 de março. A mudança na data possibilitará a conclusão do plantio dessas mudas adicionais.

A Prefeitura de Itu, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, informa que os parques facilitarão o contato com árvores, flores, cursos d’água e fauna bem cuidados, oferecendo qualidade ambiental à cidade e qualidade de vida aos cidadãos. Além da valorização da natureza, os parques se tornarão novos atrativos turísticos para a cidade, sendo mais uma opção de lazer.

Taboão

O Parque Ecológico Taboão possui área aproximada de 41,8 mil metros quadrados. Abrigará a sede do Canil Municipal da GCM e está exatamente no local onde ocorreu o “Mega Plantio” em 2008, no Bairro Itu Novo Centro. Sua localização é estratégica, pois está ao lado do Paço Municipal, o primeiro prédio público verde da América Latina com reconhecimento internacional pelo Leed (Leadership in Energy and Environmental Design).

O parque que terá quatro áreas de lazer, administração, centro de estudos, estação para ginástica, pista de caminhada e playground.

Chico Mendes

Já no Bairro Cidade Nova, uma ampla área verde localizada entre a Avenida dos Sonhos e a Avenida Esperança, nascente do córrego do Barreiro, foi transformada no Parque Ecológico Chico Mendes.

Este parque possui aproximadamente 242 mil metros quadrados e terá espaços para atividades de caminhadas, jogos ecológicos, esportes, ginástica, sede administrativa, trilhas e espaços de preservação do meio ambiente.

A pequena área de malha foi reformada para campeonatos. A circulação será feita através da pista de caminhada e ciclofaixa. As quadras esportivas, playground e as áreas de contemplação, lazer e descanso também ganharam iluminação.

Texto: Daniel Assis de Alcântara / Prefeitura de Itu

(11/02/2015)