HomeMeio AmbienteNascente do Itainzinho receberá 1,8 mil mudas de árvores

Nascente do Itainzinho receberá 1,8 mil mudas de árvores

Na manhã do último sábado (28/11), ocorreu no sítio Santa Cruz, localizado na estrada do Jacuhu, o início do plantio de mudas do projeto “Adote uma nascente”, que recupera nascentes e é realizado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, da Prefeitura de Itu.

O plantio ocorreu na cabeceira da nascente do córrego Itainzinho e contou com as presenças de Gilson Francischinelli e Edson Francischinelli, proprietários do local, da presidente da empresa Guarany parceira do projeto, Alida Bellandi, do secretário municipal de Educação, Walmir Scaravelli, do diretor da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Arcílio Bragagnollo e funcionários da pasta e da Guarany.

No total serão plantadas 1,8 mil mudas, sendo 550 delas doadas pela Guarany e as demais produzidas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, de espécies como pitanga, araçá, jequitibá, pau d’alho, angico, pau jacaré, jatobá, entre outras que ocorrem naturalmente na região. A empresa e o proprietário do sítio também colaboraram com insumos e mão de obra.

Por meio do Programa Adote uma Nascente, empresas de Itu estão recuperando cabeceiras da Bacia do Itaim. A ação envolve o plantio de mudas nativas em nascentes e matas ciliares em nosso município, o que reduz a velocidade do assoreamento e melhora a vazão de água do manancial.

Com esse plantio foram recuperadas 20 nascentes da Bacia do Itaim, sempre em parceria com a iniciativa privada.