15/04/2024
HomeSaúdeMulheres participam de evento sobre câncer de mama e autoestima

Mulheres participam de evento sobre câncer de mama e autoestima

No mês da prevenção ao câncer de mama, mulheres participam de evento para elevar sua autoestima

Pacientes oncológicas estiveram reunidas, na manhã do último sábado (18/10), no Centro de Referência da Mulher da Secretaria Municipal da Saúde, para o evento “Autoestima – a melhor escolha contra o câncer de mama”. O evento contou com apoio da OncoItu – Instituto de Tratamento Unificado em Oncologia, da ONG + Vida – Centro de Apoio ao Portador de Câncer e do grupo farmacêutico AstraZeneca Oncologia.

Durante o encontro as pacientes puderam assistir à palestra “Minhas vivências”, ministrada pela jornalista e ex-paciente oncológica Liciene Dressano, trocar experiências, além de participarem de atividades lúdicas como maquiagem, desfile e registro fotográfico que gerou uma imagem como recordação do evento. Elas também foram contempladas com informações sobre o câncer de mama e um guia de estilos – lenços & laços.

De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca), o câncer de mama é o segundo tipo mais frequente no mundo e o mais comum entre mulheres, respondendo por 22% dos casos novos a cada ano. É importante destacar que, quando diagnosticado e tratado precocemente, as chances de cura são elevadas.

Ainda segundo o Instituto, no Brasil, as taxas de mortalidade por câncer de mama continuam elevadas, muito provavelmente porque a doença é diagnosticada em estágios avançados. A estimativa de novos casos para 2014, de acordo com o Inca, é de 57.120 novos casos.

Texto e fotos: Angélica Estrada/Prefeitura de Itu