27/03/2024
HomeCulturaMostra “Tesouros da Matriz de Itu” é aberta no próximo dia 25 de fevereiro

Mostra “Tesouros da Matriz de Itu” é aberta no próximo dia 25 de fevereiro

Obras até então desconhecidas tornam história da Matriz ainda mais importante no cenário nacional

Celebrando o aniversário de 405 anos da cidade, a Prefeitura de Itu, por meio da Secretaria de Cultura, abre na próxima quarta-feira (25/02) na Casa da Praça, a mostra “Tesouros da Matriz de Itu”. Nesta mostra, serão apresentadas ao público obras descobertas na Igreja Matriz de Nossa Senhora Candelária até então esquecidas ou escondidas sob camadas de tintas e que foram redescobertas durante o atual processo de restauro pelo qual a igreja está passando.

São imagens feitas por Mathias Teixeira da Silva, José Patrício da Silva Manso, Bartolomeu Teixeira e pelo padre Jesuíno do Monte Carmelo, o mais famoso pintor colonial paulista, autor das telas da capela mor da Igreja Matriz de Itu, do forro da capela mor da Igreja da Ordem Terceira do Carmo, do projeto arquitetônico e de quadros da igreja de Nossa Senhora do Patrocínio de Itu, além de numerosas obras pictóricas e escultóricas em São Paulo e Santos, entre muitas outras.

Ainda em 2001, por ocasião do primeiro restauro da Matriz, a equipe responsável pela obra foi informada pelo professor Luís Roberto de Francisco, pesquisador do “Museu da Música – Itu”, da existência de pranchas (tábuas de madeira) aparentemente muito antigas, contendo sinais de pinturas artísticas. Essas pranchas protegiam internamente o relógio da fachada da igreja. Já durante o segundo restauro, em 2014, as pranchas foram prospectadas e revelaram traços característicos da obra do Padre Jesuíno do Monte Carmelo.

Com a união das pranchas notou-se que, mesmo incompletas, as imagens formam a cena da Deposição da Cruz. A origem das pranchas é indefinida. Elas poderiam ser da própria Igreja Matriz de Itu, da Igreja do Bom Jesus ou até mesmo da Igreja do Carmo. Estas pranchas remontadas, que formaram uma cena pintada por padre Jesuíno, em algum momento do final do século XVIII e início do século XIX, serão um dos destaques da mostra que ficará na Casa da Praça até o dia 02 de agosto.

Após a abertura da exposição, haverá também o lançamento dos “Cadernos do Patrimônio de Itu”, no Salão Paroquial “Dom Antonio Joaquim de Mello”, com apresentação de músicas do padre Jesuíno do Monte Carmelo pela Schola Cantorum de Itu.

Serviço:

Mostra “Tesouros da Matriz de Itu”
Local: Casa da Praça – Praça Padre Miguel (Largo da Matriz), nº 56, Centro – Itu

Abertura nesta quarta-feira 25 de fevereiro

Visitação: Terça a domingo, das 10h às 16h

Lançamento “Cadernos do Patrimônio de Itu”, dia 25 de fevereiro às 19h30
Local: Salão Paroquial “Dom Antonio Joaquim de Mello”, na Rua Doutor José Elias, 21, Centro – Itu.

Texto: Daniel Assis de Alcântara e Renata Guarnieri / Prefeitura de Itu