HomeCulturaMostra sobre família Lobo está no Museu da Música

Mostra sobre família Lobo está no Museu da Música

Foi aberta na última segunda-feira (22/04), no Museu da Música de Itu, a exposição “Elias Lobo, compositor Republicano”.  Na mostra os visitantes podem ver documentos, partituras e a participação da família Lobo na Convenção Republicana de 1873. Os irmãos Lobo, salvo Manoel, fizeram parte do Clube Republicano de Itu, que criou escola noturna para analfabetos e escravos ou ações sociais. Também eram do Clube, Braz Carneiro Leão e Tristão Mariano da Costa, músicos e vereadores em Itu, cunhados dos Lobos.
Francisco, Elias e José Álvares participaram da Convenção de Itu. O encontro não reuniu somente cafeicultores, mas também intelectuais e artistas como eles. A reunião, realizada em 18 de abril de 1873 realizou-se na casa de Carlos Vasconcelos de Almeida Prado, quando participaram 133 homens de 18 cidades.
Elias Lobo, o mais famoso dos irmãos, além de convencionista foi autor da ópera A Noite de São João, a primeira ópera escrita e estreada no Brasil. Também compôs quinze Missas, toda a Semana Santa, duas Óperas, centenas de pequenas peças profanas, para piano e canto, além de dobrados para as bandas e do Hino Republicano do Estado de São Paulo.
A abertura da exposição contou com a presença da secretária municipal de Cultura, Allie Marie Queiroz; da curadora do Museu da Música, Maria de Lourdes Sioli; Aline Zanatta, do educativo do Museu Republicano; do historiador e presidente do Instituto Cultural, Luiz Roberto de Francisco e de alunos do ensino médio do Colégio Almeida Junior.
A exposição pode ser visitada gratuitamente de segunda a sexta, das 18h às 12h e das 14h às 18h. O Museu da Música de Itu fica na Rua Floriano Peixoto, 480, Centro.

Fotos e Texto: Renata Guarnieri/ Prefeitura de Itu