10/04/2024
HomeGestões AnterioresModelo de resíduos sólidos de Itu será apresentado em Paris durante a COP 21

Modelo de resíduos sólidos de Itu será apresentado em Paris durante a COP 21

Prefeito Tuíze fará palestra sobre sustentabilidade durante encontro da cúpula mundial sobre alterações climáticas

O modelo de gestão de resíduos sólidos de Itu será apresentado em Paris (França) durante a programação da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, a COP 21, que teve início na última segunda-feira (30/11) e segue até o dia 11 de dezembro.

De acordo com a agenda do evento, o prefeito Antonio Tuíze será o palestrante desta quinta-feira (03/12), no painel de debates sobre sustentabilidade, levando a experiência implantada na cidade por meio de uma PPP (Parceria Público Privada).

Ao todo, 100 projetos de todo o mundo foram selecionados para apresentação, dos quais quatro são do Brasil. Além de Itu, as demais cidades brasileiras escolhidas são capitais como Belo Horizonte, Fortaleza e Recife. Até o momento a França recebeu a confirmação de que 137 chefes de Estado e de Governo participarão da COP 21 que deverá reunir um público estimado em 40 mil participantes.

Itu participa do evento por meio do Iclei (Conselho Internacional para Iniciativas Ambientais Locais), responsável por todas as despesas de viagem e apresentação de seus palestrantes. Durante a palestra, o prefeito Tuíze, que participa do Conselho, apresentará o funcionamento do sistema de coleta de resíduos que inclui coleta mecanizada, cooperativa de materiais recicláveis, distribuição dos contêineres para resíduos orgânicos, varrição mecanizada, construção de ecopontos, central de tratamento de resíduos e recente implantação dos contêineres subterrâneos.

Exemplo

A política de resíduos adotada em Itu já foi tema de diversos encontros nacionais e internacionais, tendo sido apresentada como exemplo de gestão e sustentabilidade em Canela (RS), Salvador (BA), Seul (Coreia do Sul), Quito (Equador) e recentemente em Vitória (ES), durante o Seminário Concessões e Parcerias promovido pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção no último dia 10.

Decom