Widget Image
Secretarias
19/04/2024
HomeSaúdeMamografia será realizada sem encaminhamento médico nos dias 10 e 24

Mamografia será realizada sem encaminhamento médico nos dias 10 e 24

Nos dias 10 e 24 de novembro, a Prefeitura de Itu, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promove campanha de realização de mamografia no Centro de Referência da Mulher. Serão realizados 30 exames de mamografia por dia nessas duas datas, mediante entrega de senha a partir das 7h no próprio local e não há necessidade de encaminhamento médico.
Para participar, as interessadas devem se dirigir ao Centro de Referência da Mulher, localizado na Rua Santana, 319, Centro, nas datas e horários da campanha, portando o cartão SUS, um documento pessoal com foto e apresentar exame de mamografia caso tenha feito anteriormente. De acordo com Ministério da Saúde, quando os resultados de mamografia estão dentro do esperado, o exame só deve ser repetido um ano depois, ou seja, é importante que as mulheres estejam atentas à essa informação.
A secretária municipal de Saúde, Janaina Guerino de Camargo, destaca que a prevenção é imprescindível para a saúde e que o diagnóstico precoce aumenta de forma considerável a possibilidade de cura do câncer de mama. “A cidade conta com um serviço de atendimento à saúde da mulher, mas as campanhas são importantes para intensificarmos as ações e alertamos o público feminino sobre a importância de manter os exames em dia”, comenta.
Em março deste ano, mês em que se comemora o Dia da Mulher, a Secretaria Municipal de Saúde também realizou exames de mamografia por livre demanda, a fim de incentivar as mulheres a manterem os exames preventivos atualizados. De 1º de janeiro de 2018 até o último dia 23 foram realizadas, no referido serviço 3.740, mamografias.

Centro de Referência da Mulher
O atendimento exclusivo ao público feminino ocorre em Itu no Centro de Referência da Mulher, serviço municipal que conta com uma equipe multidisciplinar, atendimento médico a gestantes de alto risco, pacientes oncológicas e bebês prematuros (ginecologista, mastologista e pediatria) e nutricional, e realização de exames de mamografia e ultrassom (de mama, obstétrico, pélvico e transvaginal). No local também está instalada a sede do Nana Nenê, programa que incentiva o aleitamento materno.
Os atendimentos no Centro de Referência da Mulher são realizados por meio de encaminhamentos via Unidade Básica de Saúde (UBS).