08/04/2024
HomeGestões AnterioresMais de 8 km de tubos já estão assentados nas Obras da Adutora Mombaça

Mais de 8 km de tubos já estão assentados nas Obras da Adutora Mombaça

Mais de 8 quilômetros de tubos já foram assentados nas obras da Adutora Mombaça. Do início da obra até esta sexta-feira (07/11), 7914 metros de tubos de PVC mais 324 de tubos de ferro fundido foram colocados, totalizando 8238 metros.

Somente nesta semana, a cidade de Itu recebeu 27 caminhões trazendo o material para as duas frentes das obras: uma na estrada rural do Pau D ´Alho e outra em área urbana,  avançando pela avenida Isaias Prieto.

A adutora terá 22,5 quilômetros de extensão e vazão de aproximadamente 280 litros por segundo, equivalendo sozinha a praticamente tudo o que foi feito para captação direcionada à Estação ao longo de quatro décadas.

A ETA 1 é a responsável pelo abastecimento da região central da cidade, a mais afetada pelo racionamento. O novo volume que será usado para alimentar a estação, segundo levantamento da Agência Reguladora (órgão municipal que fiscaliza as concessões), corresponde sozinho a 50% da captação em períodos normais.

A indicação do ribeirão Mombaça como alternativa para enfrentar a estiagem mais severa em mais de 120 anos partiu diretamente do prefeito de Itu, Antonio Tuíze, tendo como base estudos técnicos apresentados pela Agência Reguladora.

A concessionária Águas de Itu, que iniciou as obras por determinação da Prefeitura, está investindo R$ 30 milhões na implantação da adutora