21/03/2024
HomeCulturaLançamento de almanaque marca celebrações dos 80 anos de morte de Tristão Junior

Os 80 anos de morte do maestro ituano Tristão Junior serão lembrados nesta quinta-feira (17/09), a partir das 20h, na Casa da Praça, com algumas atividades organizadas pela Prefeitura de Itu, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Museu da Música – Itu, Instituto Cultural de Itu, Sesc/SP e Sincomércio.

Dando início às celebrações será realizado o lançamento do almanaque de Serestas de Itu e CD com obras do maestro e compositor Tristão Junior, elaborados pela Secretaria Municipal de Cultura, Museu da Música – Itu e Instituto Cultural de Itu.

Logo após, acontece uma apresentação do Quarteto Tristão Junior e a abertura da mostra Seresteiros de Itu, com fotos, depoimentos, uma reprodução de parte da partitura de “Ausência Cruel”, de Tristão Junior e textos que descrevem um pouco sobre como eram as serestas na cidade.

A origem prática de seresta ou serenata no Brasil remonta ao período colonial. “Gente simples, trabalhadores, percorrem as ruas à noite repetindo modinhas comoventes, que não se consegue ouvir sem emoção”, registra Ferdinand Denis em livro de 1826.

“A seresta é uma das manifestações musicais mais características da cultura em Itu. Desde o século XIX temos registros de jovens boêmios a cantar na janela de velhas casas, na madrugada mal iluminada, em nossa terra. Dentre os seresteiros de outrora, notabilizou-se o compositor Tristão Junior. Hoje ainda se ouve a sua música executada pelos becos e ruas centrais da cidade de Itu”, descreve um dos textos da exposição.

Dada à importância de Tristão Junior no cenário nacional em 1985 foi criada pelo Governo do Estado de São Paulo a Semana Tristão Junior, para ser comemorada anualmente em janeiro. Desde então a prática das serestas se renovou na cidade, seja na área urbana ou na zona rural.

Toda a população está convidada a prestigiar mais este evento gratuito oferecido pela Prefeitura de Itu, por meio da Secretaria Municipal de Cultura. A Casa da Praça fica na Praça Padre Miguel, 56, Centro.

Foto: Renata Guarnieri/Prefeitura Itu

Decom (16/09/2015)