27/03/2024
HomeEducaçãoItu tem programa de conscientização para consumo de energia

Itu tem programa de conscientização para consumo de energia

Parceira entre Prefeitura e CPFL irá contemplar 22 escolas do Ensino Fundamental do Ciclo I da cidade

Uma parceira entre a Prefeitura de Itu, por meio da Secretaria Municipal de Educação, e a CPFL Piratininga (Companhia Piratininga de Força e Luz) tem como objetivo orientar a comunidade para o consumo consciente de energia. Na terça-feira (19/02), o prefeito Antônio Tuíze, a secretária Marilda Cortijo (Educação) e representantes da CPFL assinarão uma minuta para formalizar o convênio entre as partes e dar sequência a um curso voltado para os educadores da rede municipal, iniciado nesta sexta-feira (15/02), no auditório do Centro de Formação de Professores (Paço Municipal).

O projeto, que abrange 22 escolas municipalizadas, prevê a capacitação de educadores de escolas públicas para disseminar conceitos básicos de uso eficiente e seguro da energia elétrica. O Programa adota a metodologia “A Natureza da Paisagem: Energia Recurso da Vida”, do PROCEL, e tem como foco prioritário o público infanto-juvenil, do 2º ao 5º ano de ensino fundamental da rede pública municipal.

Os educadores capacitados pelo curso deverão atuar como multiplicadores e transmitir os conceitos adquiridos às crianças que, por sua vez, passarão os ensinamentos adiante em seus convívios familiares. Essa modalidade de experiência já tem um exemplo bem sucedido em Itu, através do Petrans (Programa de Educação no Trânsito), que, de maneira pioneira, passa conceitos de educação no trânsito aos alunos, que transmitem as lições aos pais.

VD
Fotos: Valdyr Daldon/Decom