Widget Image
Secretarias
19/04/2024
HomeSaúdeItu tem ações para o controle aos focos do mosquito Aedes aegypti

Itu tem ações para o controle aos focos do mosquito Aedes aegypti

Além do trabalho contínuo de combate aos focos do mosquito Aedes aegypti, a Prefeitura de Itu, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, intensifica as ações relativas às arboviroses no período de 25 a 30 de novembro, quando ocorre a Semana Nacional de Combate ao Aedes aegypti. O mosquito é o transmissor da dengue, chikungunya e zika.

Na próxima quinta-feira (29/11), aproximadamente 70 profissionais da saúde que atuam nas redes pública e particular participam do encontro intitulado “A abordagem epidemiológica das arboviroses”, das 10h30 às 12h, no auditório da Prefeitura.

Também para aprimorar ainda mais o serviço realizado no município, no dia 4 de dezembro serão entregues tablets aos agentes de controle de vetores e treinamento para utilização dessa ferramenta. A partir dessa data, os agentes, responsáveis pela visitação casa a casa e a pontos estratégicos, deixarão de usar papéis e pranchetas para anotar dados que, então, serão lançados nos tablets e encaminhados para os computadores do Departamento de Controle de Vetores.

A secretária municipal de Saúde, Janaina Guerino de Camargo, comenta que esse é mais um avanço no trabalho de controle aos focos do mosquito Aedes aegypti em Itu. “Usaremos a tecnologia para agilizar o lançamento dos dados e consequente trabalho de atendimento a casos suspeitos, tanto em relação ao tratamento médico quanto ao bloqueio químico da área quando indicada pelos nossos técnicos”.