15/04/2024
HomePromoção SocialItu tem ação especial para mapeamento da população de rua

Itu tem ação especial para mapeamento da população de rua

Uma ação especial da Secretaria de Promoção e Desenvolvimento Social da Prefeitura de Itu, realizada na noite da última quinta-feira (21/02), teve como objetivo atualizar os dados sobre a população de rua da cidade e facilitar o mapeamento de pessoas nesta situação. Foram realizadas 28 abordagens em três núcleos principais (Rodoviária, Avenidas Caetano Ruggieri e Octaviano Pereira Mendes) e suas proximidades.
Como resultado imediato da ação da última quinta-feira, a equipe da Promoção Social obteve sucesso na internação voluntária de um cidadão acometido pelo alcoolismo. No entanto, além de oferecer suporte e orientar a respeito dos serviços sociais disponibilizados pela Prefeitura, a mobilização teve como foco principal preenchimento de um questionário completo e o levantamento de informações sobre o perfil atual dos indivíduos em situação de rua.
Ao contrário de intervenções ocorridas anteriormente, a realizada nesta semana conta com um grupo de profissionais estritamente ligados à área, como psicólogos e assistentes sociais. O secretário municipal de Promoção e Desenvolvimento Social, César Calixto, e a diretora da Proteção Social Especial, Alzira Guimarães, também participaram das abordagens.
“A grande maioria é formada por cidadãos que vieram de outros estados e outras cidades, mas que já estão há algum tempo por aqui. São pessoas que já passaram por nossa triagem, que foram acolhidas pelo Centro Pop ou por algum outro equipamento de assistência social disponibilizado no município”, comenta Alzira.
“Estamos coletando os dados e buscando conhecer ainda mais a população de rua de Itu. Ao final dessas ações, após passarmos por todas as regiões com a incidência de pessoas nesta situação, teremos dados para planejarmos ainda melhor nossa assistência diária”, informa o secretário César. O trabalho deverá ter sequência semanalmente, por meio de novas ações semelhantes, porém em outros núcleos da cidade.