08/04/2024
HomeGestões AnterioresItu sedia seminário turístico com a presença do ministro das Cidades

Itu sedia seminário turístico com a presença do ministro das Cidades

O prefeito de Itu, Antonio Tuíze, participou nesta sexta-feira (29/05), do seminário “Turismo como Fator de Desenvolvimento”. O evento aconteceu no auditório do Centro de Formação dos Professores e contou com as presenças do ministro das Cidades, Gilberto Kassab; do deputado federal, Herculano Passos e da deputada estadual, Rita Passos.

Também participaram o presidente da Câmara, Marquinhos da Funerária, do secretário ajunto de Turismo do Estado de São Paulo, José Roberto Cunha, e do presidente da Uvesp, Sebastião Misiara, entre outras autoridades ligadas ao setor de Turismo e representantes de cidades paulistas.

Para o ministro Gilberto Kassab, a região de Itu possui “vocação para o turismo”, por causa de suas belezas e de sua infraestrutura. “Por isso, a medida que haja investimento por parte dos governos estadual e federal, nós poderemos encaminhar recursos e geração de empregos para esta região”, explicou.

O prefeito Tuíze ressaltou a importância do turismo como fonte de renda e desenvolvimento de melhores condições de vida para a população das cidades turísticas e lembrou que o setor é responsável, no Estado de São Paulo, pela geração de mais de 1,2 milhão de postos de trabalho. “Itu, em sua condição de Estância Turística, sabe da necessidade do desenvolvimento ainda maior do setor para o progresso não somente da economia, mas também de setores como educação, saúde, esportes, entre outros”, afirmou.

Ao longo de todo o dia, uma série de palestras e painéis foram realizados, enfocando, entre outros assuntos, a lei dos municípios de interesse turístico, sancionada pelo governador Geraldo Alckmin, em 29 de abril; o trabalho da FrenTur junto aos municípios; associativismo e o Plano Diretor de Turismo; e o fortalecimento da rede hoteleira.

O seminário foi realizado pela FrenTur (Frente Parlamentar Mista em Defesa do Turismo) e pela UVESP (União dos Vereadores do Estado de São Paulo), com apoio da Prefeitura de Itu, da Câmara de Vereadores de Itu, Desenvolve SP (Agência de Desenvolvimento Paulista) e Governo do Estado de São Paulo.

Texto e fotos: Decom/Prefeitura de Itu

(29/05/15)