06/04/2024
HomeSegurançaItu sedia reunião da Central Regional de Inteligência e Monitoramento

Itu sedia reunião da Central Regional de Inteligência e Monitoramento

O município de Itu sediou, nesta quarta-feira (06/10), a 44ª reunião da Central Regional de Inteligência e Monitoramento (CRIM), da qual participaram representantes das 28 cidades paulistas que a constituem atualmente. A abertura do encontro, que ocorreu no auditório do prédio da Guarda Civil Municipal, contou com a presença do prefeito Guilherme Gazzola e do secretário municipal de Segurança, Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana e Rural, Hércules Ferrari Domingues da Silva.

Guilherme Gazzola manifestou o seu apreço pela GCM, de forma especial, pelo trabalho que a Corporação vem realizando, e comentou que não basta ter força ostensiva, pois o serviço de inteligência é imprescindível. O secretário de Segurança de Itu destacou que excelentes resultados têm sido obtidos por meio das reuniões da CRIM e enfatizou que os investimentos efetivados nos mandatos do prefeito Guilherme Gazzola, que é um grande incentivador do uso da tecnologia, muito contribuíram para que Itu alcançasse a posição de 10ª cidade mais segura do País.

A CRIM foi criada em novembro de 2012, passou a funcionar efetivamente na modalidade de teste no início de 2013, sendo inaugurada pelo Governo do Estado em dezembro do mesmo ano. A CRIM possibilita interligar ocorrências de roubos e furtos de veículos com ou sem Boletim de Ocorrência e compartilhar informações por parte dos setores de inteligência, que sejam de interesse comum entre os municípios, entre outros benefícios.

Para participar da CRIM, as cidades devem cumprir alguns requisitos técnicos e jurídicos, entre eles, possuir o Sistema Sentry de monitoramento veicular e equipe capacitada pela empresa fornecedora do software Sentry; ter participado como convidado de, no mínimo, duas reuniões da CRIM; assinaturas do termo de adesão e do termo de confidencialidade por parte de todos os usuários do sistema Sentry (operadores de inteligência).