HomePlanejamentoItu se destaca em ranking nacional de cidades inteligentes

Itu se destaca em ranking nacional de cidades inteligentes

O município subiu oito posições no ranking Connected Smart Cities e figura entre os 100 melhores do Brasil

Itu está mais uma vez entre os cem municípios mais inteligentes e conectados do Brasil, conforme indica o ranking Connected Smart Cities 2018. O desempenho de Itu foi ainda superior ao da edição anterior, subindo oito posições. A cidade somou 24.397 pontos em 2018, estando como a 87ª colocada do país.
O estudo, que analisa dados de 700 municípios brasileiros e leva em consideração 70 indicadores, é elaborado pela Urban Systems, em parceria com a Sator. Um dos destaques de Itu foi o aprimoramento da segurança pública. O anúncio do ranking ocorreu na abertura do Connected Smart Cities, evento realizado na semana passada, na capital paulista.
O prefeito Guilherme Gazzola comemora o resultado e afirma que o destaque em cenário nacional se deve ao trabalho realizado pela administração atual. “Estamos implantando nosso projeto de Cidade Inteligente desde o início do ano passado. Temos um planejamento estratégico, que estamos seguindo a risca, esse reconhecimento do ranking não é coincidência”, declara.
“Já estamos colhendo o que plantamos nesse um ano e alguns meses. Prova disso é o resultado positivo no IDEB, que impacta nos critérios de Cidade Inteligente. Estamos muito satisfeitos com a evolução no ranking. A tendência é a de que a cidade evolua e melhore ainda mais nos próximos anos”, avalia o chefe do Executivo.
A colocação de Itu também foi comentada pelo secretário municipal de Planejamento, Plinio Bernardi Júnior: “nossas ações, desde o início de 2017, nos colocaram neste ranking em que não estávamos antes. Agora, no ano de 2018, subimos oito posições, comprovando que estamos no caminho certo. São 70 indicadores, que envolvem todas as áreas, mostrando que estamos melhorando de forma geral”.
“Quando você faz um asfalto ou alguma outra obra civil, isso fica imediatamente visível. É diferente de quando você mexe em digitalização de processos, uso de tecnologia para a muralha eletrônica da segurança, infovias e iluminação inteligente. São melhorias que não ficam explícitas aos olhos, mas o cidadão sente o resultado”, declara o secretário.