HomeSaúdeItu reforça medidas de combate à dengue

Itu reforça medidas de combate à dengue

ombate a dengue em Itu-SP

Um ato administrativo do prefeito Herculano Passos possibilitará que a cidade reforce ainda mais as ações necessárias à contenção do aumento do número de casos de arboviroses no município de Itu. Com o decreto de situação de emergência, o chefe do Executivo autoriza a aquisição de insumos e materiais para o controle vetorial e a assistência à saúde das pessoas acometidas; contratação ou ampliação de serviços relacionados a assistência à saúde dos pacientes acometidos por dengue.

A motivação para emissão do documento se deu em razão do cenário epidemiológico de dengue no munícipio, a exemplo do que ocorre em todo o Estado. Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde, no período de 1º de janeiro a 12 de março de 2025 foram registrados 1.167 casos de dengue em Itu. Além de Itu, outras cinco cidades da DRS (Departamento Regional da Saúde) de Sorocaba também decretaram situação de emergência, dentre elas, Salto e Votorantim.

Ainda em relação às medidas administrativas e assistenciais estão contratação temporária de profissionais e execução de horas extras de servidores municipais para atendimento às necessidades apresentadas pela situação de emergência em saúde pública; contratação e/ou prorrogação, na forma da lei, de contratos e convênios administrativos para o controle do mosquito transmissor dos vírus da dengue e de outras arboviroses; ampliação das ações de vigilância epidemiológica para o controle vetorial e monitoramento da epidemia, de acordo com o cenário epidemiológico.

Durante a vigência da situação de emergência em saúde pública, fica facultada a suspensão de férias, folgas, licenças-prêmio e abonos assiduidade dos agentes comunitários de saúde, vigilância ambiental e de servidores das unidades de saúde do município relacionados com a prevenção e controle de arboviroses, e a atuação conjunta dos agentes comunitários de saúde e agentes de combate a endemias na execução de atividades de visitação domiciliar e demais ações de campo para o combate ao mosquito Aedes aegypti.

Em janeiro deste ano, a Prefeitura de Itu lançou o Plano Municipal de Enfrentamento às Arboviroses, que contempla o combate às doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. Como parte desse Plano, foi criado o Boletim Epidemiológico da dengue, que permite à população acompanhar o número de casos da doença no município e a relação de bairros com maior incidência de registros. Para consultar esses dados, a população pode acessar o Boletim Epidemiológico.

A orientação da equipe da Secretaria de Saúde é a de que, ao apresentar dois ou mais sintomas de dengue, a pessoa procure a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua residência. O horário de atendimento dengue é das 7h às 18h, na UBS 2 e na UBS 5, e das 8h às 17h nas demais UBS. Em caso de sintomas graves como dor abdominal persistente, sangramento de mucosas (nariz, gengiva), vômitos persistentes, a pessoa deve procurar a UPA 24 horas, na Avenida Nove de Julho, 691, Padre Bento, o PAM da Vila Martins – 24 horas, na Rua Dr Itagiba Vilassa, ou o Hospital da Criança, na Rua Joaquim Bernardes Borges, 420, Centro, também com atendimento 24 horas.

Considerando o aumento dos casos de dengue em Itu, a equipe da Secretaria de Saúde já estava estruturando a implantação de Centros de Atendimento à Dengue, serviço exclusivo para pacientes com suspeita ou confirmação da doença. Diante do cenário atual, a partir da próxima segunda-feira (17/03), estarão abertas duas unidades de Centro de Atendimento à Dengue, uma na Secretaria Regional do Pirapitingui e outra na UBS 5, ambas com funcionamento de segunda a sexta-feira, das 7h às 22h, e aos sábados, das 7h às 13h.