Widget Image
Secretarias
08/12/2021
HomeSaúdeItu reforça equipe de combate ao mosquito da Dengue

Itu reforça equipe de combate ao mosquito da Dengue

Secretaria Municipal de Saúde incorpora novos agentes de endemias durante semana de prevenção às arboviroses

Uma série de ações, além das habituais, foi realizada pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio do serviço de Controle de Vetores, ao longo da Semana Estadual de Mobilização para Prevenção das Arboviroses, de 8 a 12 de novembro. Durante esse período, foram incorporados seis novos agentes de endemias, que participaram de reciclagem da equipe para aprimorar cada vez mais a qualidade das visitas casa a casa.

Com essa incorporação, o serviço de vetores passa a contar com 51 funcionários, sendo 39 agentes de endemias e o restante exercendo funções de supervisão, administrativo e atendimento às notificações. Somam-se a eles mais seis funcionários terceirizados responsáveis por operações com máquinas costais e equipamento pesado de nebulização.

O objetivo da referida Semana foi engajar a população, municípios e organizações públicas e privadas com atividades para a prevenção de dengue, chikungunya e zika vírus, com foco especial no combate aos criadouros do Aedes aegypti, mosquito transmissor dessas arbovirores. “É sempre relevante intensificar ações para orientações e eliminação de criadouros do Aedes aegypti, bem como sobre o papel fundamental da população nesse sentido. O combate às arbovirores começa com o compromisso de evitar a formação de criadouros em nossas casas e ambientes de trabalho. Em nosso município, o serviço de controle de vetores é contínuo e nossos agentes estão devidamente capacitados para exercer esse trabalho”, enfatizou a secretária municipal de Saúde, Janaina Guerino de Camargo.

Em Itu, outras atividades como medida de mobilização pública foram intensificadas. Houve elaboração do novo folder informativo, que está sendo distribuído para a população durante a ação de visita casa a casa e também às Secretarias Municipais; mensagem divulgada por carro de som que percorreu as áreas com maior incidência de casos como Vila da Paz e Cidade Nova; colocação de cartazes de orientação em estabelecimentos de saúde e comerciais; intensificação de ações de rotina com o casa a casa, com aplicação de larvicida e registro de imóveis onde foram encontradas larvas do Aedes aegypti, com posterior notificação e autuação de acordo com a lei; carta assinada pela secretária municipal de Saúde endereçada aos demais secretários solicitando ações de conscientização dos funcionários das respectivas pastas, para evitar criadouros do Aedes aegypti nessas unidades sob gestão dessas autoridades municipais.

Também está prevista mensagem na próxima conta de água da Companhia Ituana de Saneamento (CIS) alusiva ao combate aos criadouros e à prevenção às arboviroses.