20/03/2024
HomeTurismoItu receberá mais de R$ 8 milhões em recursos do Governo do Estado

Itu receberá mais de R$ 8 milhões em recursos do Governo do Estado

Foto do prefeito Guilherme Gazzola na assinatura do convênio

As verbas, provenientes de dois convênios assinados junto ao Dadetur, serão investidas na reforma do Espaço Almeida Junior e na iluminação externa do Paço Municipal

O prefeito de Itu, Guilherme Gazzola, esteve em São Paulo, participando da assinatura de dois convênios com o Dadetur (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos) do Governo do Estado, que somam mais de R$ 8 milhões de recursos para investimento exclusivo em obras do setor. “Essas assinaturas consolidam a importância das parcerias entre o Estado e nosso município. Precisamos ser gratos a todos os recursos disponibilizados pelo atual governo para Itu”, disse Guilherme.

A maior parte desse montante, aproximadamente R$7,9 milhões, será investida na reforma e adequação do Espaço Almeida Junior. O prédio histórico, edificado no século XIX, é um marco na memória dos ituanos, se destacando pela importância arquitetônica das técnicas construtivas Taipa Pombalina, Taipa de Mão, encamisamento de tijolos e ainda pela presença de um sítio arqueológico em seu jardim.

Quando a obra de restauro se concretizar, o casarão se tornará uma extensão do Museu de Arte Sacra de São Paulo, contando com parte do acervo inédito da instituição. O Espaço Almeida Júnior sediará também dois museus municipais: MAHMI (Museu e Arquivo Histórico Municipal Synésio de Sampaio Góes) e o Museu de Música Sacra e Arte Religiosa Padre Jesuíno do Monte Carmelo.

No local, serão executados serviços como restauro das portas e janelas de madeiras, com as ferragens e recolocação dos vidros, recuperação do forro de madeira, recuperação do reboco de parede, pintura da alvenaria externa e interna, recuperação das escadas de madeiras e dos guarda corpos, recuperação do piso assoalho, instalação de elevador para acessibilidade, execução de banheiros masculino feminino e PNE, novas instalações elétricas, incluindo dispositivo contra incêndio e novas instalações hidráulicas, reforma do telhado e da rede de aguas pluviais. O prazo estimado de conclusão é de 18 meses após o início das obras.

O segundo convênio, com aporte de R$ 356.839,00, será revertido na iluminação ornamental externa do Paço Municipal, abrangendo o entorno da sede do Teatro, que já está sendo implantado no auditório junto à Secretaria de Educação. A melhoria também dará um novo enfoque ao ponto de saída das rotas noturnas de ciclismo turístico. O prazo estimado é de seis meses após o início das obras.