12/04/2024
HomeSaúdeItu recebe prêmio na área da saúde

Itu recebe prêmio na área da saúde

Itu foi premiado pelo Programa Parcerias Municipais na área da saúde pela gestão de ações para reduzir a mortalidade infantil e materna e, nesta segunda-feira (14/12), no Palácio dos Bandeirantes, o prefeito Guilherme Gazzola foi agraciado com troféu e recurso, por meio de convênio com o Governo do Estado, pela referida conquista.

O satisfatório resultado de Itu em uma das categorias de premiação do programa se deve aos diversos investimentos e ações da Secretaria Municipal de Saúde como, por exemplo, a atuação do projeto Nana Nenê (que visa aumentar o índice de aleitamento materno exclusivo e contribuir para a diminuição da mortalidade infantil na cidade), a instituição do plano de parto municipal, o acompanhamento do binômio mãe/bebê pós alta hospitalar, busca ativa de gestantes faltosas nas consultas de Pré-Natal, aumento da cobertura vacinal, prevenção às complicações da hipertensão arterial e da diabetes, captação precoce até a 12ª semana de gestação, identificar portadores de risco cardiovascular na atenção primária.

Lançado pela Secretaria de Desenvolvimento Regional do Estado de São Paulo (SDR), em junho de 2019, o Parcerias Municipais objetiva unir esforços com os municípios para reduzir as desigualdades regionais em três áreas prioritárias: educação, saúde e segurança. Em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, a iniciativa tem respaldo no Plano Plurianual do Governo do Estado para o quadriênio 2020-2023.

O Programa estabelece sete desafios a serem enfrentados: ampliar o acesso à creche, universalizar o acesso à pré-escola, alavancar a qualidade do Ensino Fundamental I, fortalecer as redes de combate à violência sexual, promover ambientes menos suscetíveis a roubos, reduzir as taxas de mortalidade infantil e materna, reduzir os óbitos prematuros por doenças crônicas não transmissíveis.

A primeira fase do Parcerias Municipais se encerra no final de 2020 com a adesão de 563 municípios paulistas e 432 planos de ação elaborados para enfrentamento dos desafios identificados como prioritários, totalizando 8 mil planos. Às cidades participantes, o Programa prevê apoio na identificação dos problemas, na gestão, expertise técnica, tecnologia e recursos financeiros, conforme o caso.

Entre as demais autoridades presentes ao evento estavam o governador do Estado de São Paulo, João Doria, o secretário estadual de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, e as secretárias de Saúde e Comunicação Social de Itu, Janaina Guerino de Camargo e Flávia Frossard.