HomeCulturaItu recebe concerto de música barroca com violinistas internacionais

Itu recebe concerto de música barroca com violinistas internacionais

Igreja Nossa Senhora do Carmo

Apresentação gratuita será feita por vencedores do Prêmio Príncipe Francesco Maria Ruspoli

No próximo dia 08 de agosto (sábado), a partir das 19h30, na Igreja de Nossa Senhora do Carmo, acontece gratuitamente o concerto dos vencedores do 6º Prêmio Internacional de Música Barroca Príncipe Francesco Maria Ruspoli.  Os violinistas Amandine Solano (França) e Alexey Fokin (Rússia), com participação do cravista Nicolau Figueiredo (Brasil), executarão obras de Corelli, Händel, Leclair, Herrando.

O evento é realizado pela Prefeitura de Itu, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, e conta com apoio do Instituto Italiano de Cultura, Sociedade Cultura Artística, Biblioteca Mário de Andrade, Museu da Música de Mariana e Museu da Música de Itu.

O Prêmio Internacional de Música Barroca Príncipe Francesco Maria Ruspoli é realizado anualmente e dedicado aos jovens. O concurso apresenta duas seções, música barroca, intercalando canto e instrumento, e estudos musicológicos, publicando os melhores ensaios na “Miscellanea Ruspoli”.

Em 2014, o concurso foi dedicado ao violino, ‘príncipe dos instrumentos’ do século XVIII, e o programa selecionou os maiores repertórios dessa época como as sonatas op. V de Corelli (Roma 1700), autores italianos do século XVII e franceses do século XVIII. As sonatas e partitas de Bach, Händel e mais uma tocata inédita do espanhol Herrando fazem parte do repertório.

O júri elegeu a vencedora, Amandine Solano, que brilhou por sua maturidade musical, e nomeou Alexey Fokin por suas qualidades técnicas e artísticas.

Decom

(30/07/2015)