20/03/2024
HomeGestões AnterioresItu realiza IX Conferência Municipal de Assistência Social

Itu realiza IX Conferência Municipal de Assistência Social

Itu destina em seu orçamento quase o dobro da média dos municípios brasileiros para a promoção e assistência social

Durante toda esta quinta-feira (01/08), no auditório do IBAO (Instituto Borges de Artes e Ofícios), é realizada a IX Conferência Municipal de Assistência Social, com coordenação e convocação pelo Conselho Municipal de Assistência Social e Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Promoção e Desenvolvimento Social.

Com auditório tomado por profissionais da área, membros da sociedade civil, entidades e usuários do SUAS (Sistema Único de Assistência Social), a abertura do evento contou também com a presença do secretário municipal de Administração, Miguel de Moura Silveira Júnior (na oportunidade representando o prefeito Antonio Tuíze), da presidente do Fundo Social de Solidariedade e primeira dama Zélia Vaccari Gomes, da secretária municipal de Promoção e Desenvolvimento Social Ângela Maria Lopes Ferraz de Almeida e da presidente do Conselho Municipal de Assistência Social e também diretora do Departamento de Proteção Básica da Secretaria Municipal de Promoção e Desenvolvimento Social, Alzira Aparecida de Almeida Guimarães de Paula.

A IX Conferência Municipal de Assistência Social tem como tema “Gestão e o Financiamento na efetivação do SUAS”, tendo como objetivo principal garantir a reflexão e o debate entre o poder público e a sociedade civil, buscando melhorar a qualidade e amplitude do atendimento SUAS na cidade.

Antes da abertura aconteceu a apresentação do “Grupo Vocal Seresteiros de Santa Luzia”, da escola de cegos de mesmo nome.

Dando por aberto os trabalhos, a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Alzira Aparecida de Almeida Guimarães de Paula, disse que o evento é fundamental para que as mudanças debatidas cheguem efetivamente na ponta do atendimento, ou seja, aos usuários.

Investimento social

Ângela Maria Lopes Ferraz de Almeida iniciou agradecendo a atenção especial e o apoio incondicional do prefeito Antonio Tuíze para com a promoção e assistência social. A secretaria de Promoção e Desenvolvimento Social completou dizendo que a administração municipal procura efetivar as demandas encontradas pelas conferências realizadas, dentre outros exemplos, além do aumento da porcentagem no orçamento, foi a compra de um veículo específico para ser o Carro CRAS, que vai em busca daquelas pessoas que não conhecem e não recorrem aos seus direitos nesta área.

“Itu é destaque, é referência graças ao trabalho de todos e o apoio da administração municipal. Prova desta atenção é o aumento a cada ano da porcentagem do orçamento destinada à promoção e assistência social, hoje acima dos 4%”, disse Ângela. Segundo a palestrante do evento, professora Abigail Torres, a média da porcentagem do orçamento destinada à área de promoção e assistência social seria de 2,5%.

A palestra

A palestrante abordou em sua fala os objetivos definidos para a discussão na IX Conferência Municipal de Assistência Social, temas preconizados pelo Conselho Nacional de Assistência Social, sendo divididos em seis eixos (nos quais se formaram grupos de participantes no período da tarde): o cofinanciamento obrigatório da assistência social (nos três níveis de governo), gestão do SUAS – vigilância sócio assistencial/processos de processamento- monitoração e avaliação, Gestão do trabalho, Gestão dos serviços- programas e projetos, Gestão dos benefícios do SUAS e a Regionalização.

Em toda sua palestra, utilizou sempre a comparação como referência entre o SUAS (Sistema Único de Assistência Social) e o SUS (Sistema Único de Saúde), este último implantado há mais tempo.

Disse também a palestrante que o principal objetivo das conferências é o debate entre o setor público e a sociedade civil, estabelecendo metas, objetivos, prioridades; e destacou a importância da participação de entidades do setor civil e principalmente dos usuários, aquelas pessoas que são efetivamente atendidas pelos equipamentos e profissionais da promoção e desenvolvimento social; tendo constatado em o aumento destas participações.

Durante a tarde, a IX Conferência Municipal de Assistência Social continuou suas atividades com a formação dos grupos (em número de seis – um para cada eixo determinado), depois a plenária e a eleição dos delegados para a IX Conferência estadual de Assistência Social”.

Texto e fotos: Edvaldo Plazza/Prefeitura de Itu