24/03/2024
HomeGestões AnterioresItu realiza a X Conferência Municipal de Assistência Social

Itu realiza a X Conferência Municipal de Assistência Social

Nesta terça-feira (28/07), a Prefeitura de Itu, através da Secretaria Municipal de Promoção e Desenvolvimento Social, e o Conselho Municipal de Assistência Social realizaram a “X Conferência Municipal de Assistência Social”, na Faditu (Faculdade de Direito de Itu).

O evento foi aberto com uma apresentação de taekwondo, feita por alunos do CRAS Recriança, sob orientação do mestre Wanderlei Neto e contou com a presença do chefe de Gabinete Dito Roque, representando o prefeito Antonio Tuíze e da secretaria municipal Angela Maria Lopes Ferraz de Almeida (Promoção Social), entre outras autoridades.

Em seu discurso, Angela falou sobre a atenção dada pelo prefeito Antonio Tuíze às questões sociais e destacou os avanços que o município obteve nesta área. Já o chefe de Gabinete reconheceu e parabenizou o trabalho de cada um dos integrantes da Secretaria de Promoção Social pela dedicação e atenção em suas funções.

Depois da abertura, a professora Rosa Elisa Berton Federici, palestrante do dia, fez questão de destacar a qualidade das propostas elencadas pelas pré-conferencias realizadas na última semana em cada um dos cinco CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) existentes em Itu. Falou também da importância da realização das conferências municipais para a elaboração do Plano Decenal de Assistência Social 2016 – 2026, da oportunidade de se ter a participação real dos trabalhadores da área e dos usuários dos equipamentos sociais do município nessas discussões, e da possibilidade de inclusão, na Conferência Estadual, das propostas discutidas em Itu.

Após a palestra, os participantes foram divididos em grupos de estudo, para o debate de três dos principais eixos da Conferência: o enfrentamento das situações de desproteções sociais e a cobertura dos serviços, programas, projetos, benefícios e transferência de renda nos territórios; o Pacto Federativo e a consolidação do SUAS; e o Fortalecimento da participação e do controle social para a gestão democrática.

Na sequência, os grupos apresentaram suas conclusões sobre os assuntos discutidos e a plenária realizou a votação das propostas. Também foram eleitos dois delegados titulares e dois suplentes para participarem da Conferência Estadual, mantendo a paridade sociedade civil/poder público.

Texto e fotos: Edvaldo Plazza/Prefeitura de Itu

(29/07/2015)