HomeGestões AnterioresItu promove campanha Outubro Rosa

Itu promove campanha Outubro Rosa

A cor rosa estará mais predominante na cidade a partir do próximo dia 1º, quando a Secretaria da Saúde da Prefeitura de Itu dará início a uma série de atividades programadas para divulgar o Outubro Rosa, mês de conscientização e combate ao câncer de mama. Na próxima terça-feira (01/10), às 19h30, ocorre a inauguração da iluminação alusiva ao evento na fonte luminosa da Praça da Independência (Praça do Carmo), no coreto da Praça Padre Miguel (Praça da Matriz) e no portal de entrada da cidade na Rodovia Marechal Rondon.

No dia 6, às 9h, no programa Vida em Movimento, na Avenida Galileu Bicudo, acontece um plantio de espécies de cor rosa simbolizando a vida. O plantio, em parceria com as Secretarias Municipais de Meio Ambiente e de Serviços Urbanos e Rurais (Semsur), contará com a participação de três mulheres acometidas pelo câncer de mama.

No dia 15, o médico ginecologista e mastologista, Márcio Leonardi, e a médica ginecologista e obstetra, Maria Ana Gribel, ambos da rede municipal de saúde, participam do projeto “Juntos Pra Valer”, do Plaza Shopping Itu, que reúne lojistas e funcionários para um bate papo. Na oportunidade, os médicos orientarão os participantes sobre a prevenção ao câncer de mama e planejamento familiar.

Nos dias 14 e 15, no Centro Administrativo do Pirapitingui, e no período de 16 a 18, no saguão da Prefeitura, sempre das 9h às 16h, haverá exposição de mamas de silicone para palpação e orientação sobre o auto exame das mamas e prevenção ao câncer de mama por profissionais da rede municipal de saúde. No dia 18, das 8h às 16h, a ONG Mais Vida estará com uma tenda na Praça da Independência (Praça do Carmo), prestando orientações sobre esse tipo de câncer.

No dia 19, das 10h às 11h, no posto de atendimento ao cliente do Plaza Shopping Itu, serão doadas às mulheres mudas de flores na cor rosa em alusão à vida. Além da distribuição de 200 mudas de flores, as clientes poderão sanar suas dúvidas sobre o câncer de mama com profissionais da Secretaria Municipal da Saúde que estarão no local. No dia 23, às 8h, funcionárias da administração e higiene do Plaza Shopping Itu participarão de palestra ministrada pelo médico ginecologista e mastologista, Márcio Leonardi, sobre prevenção ao câncer de mama.

Também serão distribuídos laços na cor rosa aos funcionários da Prefeitura e solicitado que usem esse símbolo, ao longo de outubro, como um alerta à importância da prevenção ao câncer de mama. “Esse tipo de ação é fundamental para alertar as mulheres sobre a importância da prevenção ao câncer de mama, além do acompanhamento médico regular que possibilitará o diagnóstico precoce e tratamento adequado, aumentando as chances de cura”, enfatizou o prefeito Antonio Tuíze.

“Em Itu, o Outubro Rosa conta com total apoio do prefeito e da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade de Itu, Zélia Vaccari Gomes, que abraçaram a ideia da Secretaria da Saúde em mobilizar a população feminina ituana no tocante à prevenção ao câncer de mama. Também tivemos apoio das Secretarias de Turismo, Lazer e Eventos; de Meio Ambiente; de Serviços Urbanos e Rurais; de Governo; da ONG Mais Vida; da Unimed Salto/Itu; e do Plaza Shopping Itu, que nos permitiu fazer orientação aos seus colaboradores”, afirma o secretário municipal da Saúde, Manoel Monteiro.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de mama é o segundo tipo mais frequente no mundo e o mais comum entre as mulheres, respondendo por 22% dos casos novos a cada ano. Ainda segundo dados do Instituto, no Brasil, as taxas de mortalidade por câncer de mama continuam elevadas, muito provavelmente porque a doença ainda é diagnosticada em estágios avançados.

O câncer de mama é relativamente raro antes dos 35 anos e, acima dessa faixa etária, sua incidência cresce rápida e progressivamente. As estatísticas indicam aumento de sua incidência tanto nos países desenvolvidos quanto nos em desenvolvimento.

Texto: Angélica Estrada