HomeSegurançaItu passa a integrar o DAT – Declaração de Acidente de Trânsito

Itu passa a integrar o DAT – Declaração de Acidente de Trânsito

A melhoria, realizada por parceria entre a Prefeitura e a Polícia Rodoviária Federal, facilita a comunicação de ocorrências de trânsito

Por meio de uma parceria entre a Guarda Civil Municipal e a Polícia Rodoviária Federal, a cidade de Itu passa a integrar o Sistema de DAT (Declaração de Acidente de Trânsito) e conta agora com uma plataforma própria para o registro via internet de ocorrências desta natureza. A oficialização dessa notícia se deu na manhã desta quarta-feira (27/04), em reunião do GGI (Gabinete de Gestão Integrada em Segurança Pública Municipal), realizada no gabinete do prefeito Guilherme Gazzola.

O sistema implementado em Itu abrange todo o território nacional e coloca a Guarda Civil Municipal de Itu conectada à essas informações. O DAT é nacional, porém cada cidade tem que ter o seu acordo de cooperação técnica e somente na atual gestão municipal foram tomadas as providências para a efetiva participação de Itu.

Esse serviço foi disponibilizado por meio de um acordo de Cooperação Técnica entre os Núcleos de Inteligência da Guarda Civil Municipal de Itu com a Superintendência Regional de Polícia Rodoviária Federal de São Paulo, qual tem por objetivo a colaboração mútua visando ao intercâmbio de dados e informações.

Além do compartilhamento de conhecimento, a ferramenta possibilita a atuação integrada entre os partícipes, contribuindo para o desenvolvimento do Sistema Único de Segurança Pública (SUSP), a Política Nacional de Segurança Pública e Defesa Social (PNSPDS) e o Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (PNATRANS).

A finalidade principal é a de ajudar na declaração de acidentes de trânsito sem vítimas, agilizando a comunicação das ocorrências e, por consequência, os demais procedimentos necessários. Acessando https://dat.itu.sp.gov.br/declarante/declaracao, o cidadão envolvido em um acidente preenche os dados solicitados e, após conferência das informações, será comunicado via e-mail a respeito da aprovação da declaração.

Além do prefeito Guilherme Gazzola, participaram do encontro o vice-prefeito Luciano Ribeiro; o secretário de Governo e Casa Civil Ricardo Giordani; o secretário de Segurança, Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana e Rural, Hércules Domingues Ferrari e o secretário adjunto da mesma pasta, Geraldo Moreira Filho. A Polícia Rodoviária Federal foi representada por Rodrigo Duarte do setor de inteligência PRF- Gerente regional do projeto Alerta Brasil e Peralta, que atua no setor de Tecnologia da Informação.

A reunião contou ainda com a delegada titular da Polícia Civil, Márcia Pereira Cruz; com o major da PM Wanderley César Policeno, com o comandante da 1ª Cia, tenente Danilo; e o tenente Lara da Polícia Militar Rodoviária.

A Guarda Civil Municipal esteve participando com o diretor comandante da GCM de Itu, inspetor Rovaldo Martins Leite, o GCM 1ª Classe Moreira (supervisor do núcleo de inteligência), o GCM Supervisor Wederson e o GCM Bellão do Departamento de Trânsito.