HomeEducaçãoItu passa a contar com três unidades do Núcleo de Atendimento Pedagógico Especializado

Nesta sexta-feira (31/07), a Prefeitura de Itu inaugurou a terceira unidade do Nape (Núcleo de Atendimento Pedagógico Especializado), localizada na Vila Nova. Esse modelo inovador, que já conta com outras duas unidades em Itu (Largo do Patrocínio e Pirapitingui), foi implantado em 2018 pela gestão municipal, integrando vários serviços e profissionais de apoio ao processo de aprendizagem.

A equipe conta com dois assistentes sociais, uma enfermeira, três fonoaudiólogos, dois orientadores pedagógicos, uma professora para D.A., um psicopedagogo e três psicólogos. Em média, 400 crianças têm atendimento continuado semanal/quinzenal, 300 crianças são acompanhadas de forma indireta pelas famílias e escola com apoio das assistentes sociais e do núcleo de inclusão.

A iniciativa pioneira dentro da rede pública de ensino está entre as poucas de todo o país que realiza atendimento educacional especializado de forma centralizada e menos burocrática, orientando crianças com superdotação gratuitamente. Além de propiciar o desenvolvimento da aprendizagem aos alunos, o Nape oferece suporte psicossocial para as famílias e também acompanha a saúde dos profissionais da Educação, por meio de programas específicos.

O espaço recém-inaugurado do NAPE III adequa o antigo setor de Saúde Escolar, que desde o dia 22 de junho está integrado a SME, para desenvolver o PSE, vinculado ao Departamento Pedagógico.

Post Tags