26/03/2024
HomeCulturaItu participa do Encontro de Dirigentes Municipais de Cultura do Estado

Itu participa do Encontro de Dirigentes Municipais de Cultura do Estado

A Secretaria Municipal de Cultura participou na semana passada, na capital paulista, do XVI Encontro de Dirigentes Municipais de Cultura do Estado de São Paulo. O encontro foi aberto pelo secretário estadual de Cultura, Marcelo Araújo, que apresentou aos participantes todas as possibilidades de trabalhos que poderão ser feitos através de parcerias entre Estado e Município, entre elas:

Unidade de Fomento e Difusão da Produção Cultural

Busca um novo padrão de circulação de espetáculos e atividades artísticas em todo o Estado de São Paulo, com projetos que combinam qualidade dos produtos ofertados e ampliação de acesso do público.

Unidade de Formação Cultural

Responsável pelos programas que têm como foco a construção e compartilhamento do conhecimento, a valorização do capital cultural dos indivíduos, a formação de público para as artes e processos educativos a partir da cultura e das linguagens artísticas.

Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico

Responsável pela elaboração e execução de políticas públicas para área museológica no Estado de São Paulo, tendo por missão garantir a preservação, pesquisa e difusão do patrimônio cultural dos museus da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo e promover a articulação e o desenvolvimento técnico dos museus paulistas, em favor de valorização da cultura, da educação e da cidadania.

Unidade de Bibliotecas e Leitura

Responsável por formular, planejar, implantar e avaliar a política cultural para as bibliotecas públicas do Estado de São Paulo e as políticas de incentivo e promoção à leitura, em conformidade com a política cultural do Estado de São Paulo.

Unidade de Proteção ao Patrimônio Histórico (UPPH)

Por meio da UPPH e do Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico (Condephaat), a Secretaria da Cultura realiza uma série de ações para a preservação, valorização e divulgação do patrimônio cultural do Estado de São Paulo.

A secretária municipal de Cultura de Itu, Allie Marie Dias de Queiroz, saiu do encontro bastante satisfeita, graças às inúmeras possibilidades de projetos culturais que poderão ser realizados em Itu com parceria do Governo do Estado de São Paulo. Allies esteve acompanhada pela sua diretora municipal de Ação Cultural, Maria de Fátima Baranda Mello, e pela sua chefe de gabinete, Maria Edith Baldy.

DA