Widget Image
Secretarias
21/09/2019
HomeGestões AnterioresItu participa de treinamento da Defesa Civil do Estado para Operação Verão

Itu participa de treinamento da Defesa Civil do Estado para Operação Verão

Prefeito Tuíze esteve presente no lançamento da oficina preparatória que ocorre nesta terça e quarta

Na manhã desta terça-feira (17/11), o prefeito de Itu, Antonio Tuíze, participou do lançamento da Oficina Preparatória para a Operação Verão 2015/2016 na cidade de Sorocaba. O evento foi realizado pela Defesa Civil do Estado de São Paulo, em parceria com o Instituto Geológico (IG) e a Somar Meteorologia.

O prefeito Tuíze ressaltou a importância de todas as cidades buscarem capacitações específicas, como as oferecidas pela oficina, se preparando para eventuais catástrofes naturais, que podem ocorrer ao longo de todo o ano, mas acontecem com maior frequência no verão, devido ao aumento de chuvas neste período.

A abertura contou com as presenças do secretário-chefe da Casa Militar e coordenador estadual de Defesa Civil, coronel PM José Roberto Rodrigues de Oliveira e do secretário municipal de Segurança, Trânsito e Transportes de Itu, coronel Marco Antonio Augusto. Também participaram a equipe de Proteção e Defesa Civil de Itu, o representante do Instituto de Geologia da USP, Jair Santoro, autoridades civis, militares e convidados.

A oficina segue nesta terça e quarta-feira (17 e 18/11) e busca se antecipar à temporada de chuvas, oferecendo treinamentos de capacitação e especialização dos agentes de Defesa Civil, atuantes nas cidades das regiões, onde operam os Planos Preventivos de Defesa Civil (PPDCs), levando conhecimento àqueles que, direta ou indiretamente, estão comprometidos com situação.

Em 2013, Itu foi certificada pela ONU como cidade resiliente, isto é, aquela que tem a capacidade de resistir, absorver e se recuperar de forma eficiente dos efeitos de um desastre e de maneira organizada, prevenir que vidas e bens sejam perdidos. Além disso, obteve no Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM) do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo a nota “A”, no quesito Índice Municipal de Proteção dos Cidadãos, que mede o grau de envolvimento do planejamento da cidade, frente a possíveis eventos de sinistros e desastres, reunindo informações como a infraestrutura da Defesa Civil.

Texto e fotos: Rafael Bortoleto/Prefeitura de Itu