Widget Image
Secretarias
25/03/2024
HomeCulturaItu participa de exposição sobre Padre Jesuíno em Campinas

Itu participa de exposição sobre Padre Jesuíno em Campinas

Será aberta no próximo dia 30, às 19h30, a exposição “Padre Jesuíno do Monte Carmelo: Quatro Séculos da Arte Sacra Paulista”, no Museu Arquidiocesano de Arte Sacra de Campinas. A mostra reúne, pela primeira vez, aproximadamente trinta obras pertencentes aos acervos sacros de Campinas e também de Itu, por meio do Museu de Música Sacra e Arte Religiosa Padre Jesuíno do Monte Carmelo e Museu da Música. A exposição tem como objetivo principal a recordação do bicentenário de morte de Padre Jesuíno do Monte Carmelo. As obras poderão ser apreciadas pelo público de terça à sexta, das 9h às 17h e aos sábados das 9h às 14h. O Museu Arquidiocesano fica na Rua Dr. José Ferreira Camargo, 844, Jardim Planalto, Campinas.
“A mostra está apresentado um raro diálogo aproximando as coleções de Igrejas Ituanas: Matriz de Nossa Senhora da Candelária – 1780; Igreja do Senhor Bom Jesus – 1765 e Nossa Senhora do Patrocínio – 1820; somadas as obras musealizadas dos Museus de Música Sacra e Arte Religiosa Pe. Jesuíno do Monte Carmelo, Museu da Música – Itu com a coleção do Museu Arquidiocesano de Arte Sacra de Campinas”, explica o diretor de Patrimônio da Secretaria de Cultura de Itu, Dr. Emerson Castilho, um dos curadores da exposição.
Além de ceder parte das obras que serão exibidas ao público, a cidade se fará presente com um concerto musical do Coral Vozes de Itu, na Basílica de Nossa Senhora do Carmo, em Campinas. A apresentação, que ocorrerá no sábado (31/08), homenageia outro ícone das artes sacras brasileiras, o compositor ituano Maestro Elias Lobo. A composição preparada pelo grupo é a Oratória de Nossa Senhora da Conceição, escrita em 1883, sendo esta a primeira obra musical apresentada na Catedral de Campinas, em sua inauguração no dia 8 de dezembro daquele ano.