24/03/2024
HomeGestões AnterioresItu participa de congresso mundial sobre sustentabilidade

Itu participa de congresso mundial sobre sustentabilidade

Entre os dias 8 e 12 de abril, a cidade de Itu participa do Congresso Mundial Iclei 2015, realizado na cidade de Seul, Coreia do Sul. O Iclei é uma associação mundial de governos locais e subnacionais dedicados ao desenvolvimento sustentável. O congresso é trienal e o tema desta edição é “Soluções Sustentáveis para um Futuro Urbano”.

O prefeito Antonio Tuíze foi eleito membro do Comitê Regional da América Latina e Caribe em janeiro deste ano e está sendo representado neste congresso pela secretária de Meio Ambiente, Patrícia Otero.

Além de participar de reuniões sobre estratégias deste comitê, Patrícia Otero apresentou para os representantes de governos de todo o mundo o Plano Municipal de Gestão dos Resíduos Sólidos de Itu, cuja gestão integrada contempla coleta, transporte, tratamento e destino final dos resíduos sólidos domiciliares e comerciais do município.

Este congresso também é uma oportunidade para líderes discutirem, conhecerem e apresentarem bons exemplos em sustentabilidade empregados em cidades de todo o planeta.

Congresso Mundial

O Congresso Mundial do Iclei teve sua primeira edição em 1990, em Nova Iorque, sede das Nações Unidas. Em 2012, pela primeira vez desde sua fundação, o congresso trienal aconteceu na América Latina e foi sediado em Belo Horizonte (MG).

Nesta ocasião, Itu também estreou sua participação no congresso, quando foram apresentados os caminhos que a cidade vinha trilhando rumo à sustentabilidade, culminando com a inauguração do Paço Municipal, o primeiro prédio público municipal da América Latina com reconhecimento internacional conferido pelo Leed (Leadership in Energy and Environmental Design) atestando-o como prédio verde.

Mais informações sobre o Congresso Mundial Iclei 2015 estão disponíveis no site http://worldcongress2015.iclei.org/en/.

Texto: Daniel Assis de Alcântara / Prefeitura de Itu

(09/04/2015)