HomeGestões AnterioresItu inicia vídeo monitoramento na próxima quarta-feira

Itu inicia vídeo monitoramento na próxima quarta-feira

Prefeito Antonio Tuíze e secretário de Segurança, Trânsito e Transportes, coronel Marco Antonio Augusto inspecionam central de vídeo monitoramento;

Dentro das atividades de comemoração pelos 405 anos de Itu, começam na próxima quarta-feira (04/02) os trabalhos de vídeo monitoramento na cidade, fruto de convênio entre o município e o Ministério da Justiça.

Um conjunto de 24 câmeras foi instalado em pontos estratégicos da cidade, definidos a partir de uma reunião ocorrida em 2013 entre Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito e Transportes, Polícia Militar, Polícia Civil e Exército Brasileiro.

Uma central de vídeo monitoramento montada na sede da Guarda Civil Municipal (GCM) será operada por 15 guardas, já devidamente capacitados, além de um acento disponibilizado para a Polícia Militar.

Benefícios

Um Guarda Municipal operando 24 câmeras de vídeo monitoramento representa 24 Guardas em campo. Estudos da Secretaria Estadual de Segurança apontam que o sistema possibilita um aumento da sensação de segurança e um redimensionamento de efetivos, o que vai ocasionar uma redução de índices criminais.

Quando um profissional operador do sistema de vídeo monitoramento visualizar alguma ação suspeita através das câmeras, a viatura mais próxima do local do fato será acionada imediatamente através dos sistemas de comunicações. Estas imagens ficarão arquivadas em HD e estarão à disposição da Justiça que poderá solicitá-las como provas em seus processos.

Locais

O conjunto de 24 câmeras de vídeo monitoramento está instalado nos seguintes locais:

·  Praça Padre Miguel (Largo da Matriz);

·  Rua Floriano Peixoto esquina com Rua Sete de Setembro;

·  Rua Floriano Peixoto esquina com Praça da Independência (Largo do Carmo);

·  Rua Santa Rita, em frente à Igreja de Santa Rita;

·  Praça da Bandeira em frente ao Mercado Municipal;

·  Terminal Rodoviário;

·  Praça dos Saltenses;

·  Rotatória do supermercado Walmart (2 peças);

·  Rotatória do Plaza Shopping Itu;

·  Praça Washington Luís (Estádio Municipal);

·  Sede GCM (interna);

·  Em frente à sede da GCM;

·  Av. Tiradentes, em frente ao Edifício Nova Center;

·  Av. Prudente de Moraes (próximo ao Bradesco);

·  Rua Joaquim Borges esquina com Rua Dr. Silva Castro;

· Portal Sul da cidade (Itu Plaza Hotel) – saída para Jundiaí – conjunto de quatro câmeras com leitura de placas;

·  Portal Norte da cidade (Tenda Atacado) – saída para Porto Feliz – conjunto de quatro câmeras com leitura de placas.

Texto: Daniel Assis de Alcântara / Prefeitura de Itu

29/01/2015