24/03/2024
HomeMeio AmbienteItu fica entre as cinco melhores cidades paulistas no Programa Município Verde Azul

A Prefeitura de Itu, por meio das ações realizadas por sua Secretaria de Meio Ambiente, também se destacou com a conquista do troféu Franco Montoro

Dos 613 municípios participantes do Programa Município Verde Azul, Itu ficou entre os cinco primeiros colocados. A premiação ocorreu na manhã de quinta-feira (05/03) com o anúncio da quinta posição do ranking. O município recebeu também o troféu Franco Montoro, com a primeira colocação na Bacia Hidrográfica dos Rios Sorocaba e Médio Tietê. A solenidade de certificação foi realizada no Palácio dos Bandeirantes, com a participação do governador e secretários envolvidos. O secretário municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Eurízio Pallavidino, e representantes de sua pasta, compareceram para o recebimento dos prêmios.

O Município Verde Azul avalia dez diretivas, dentre os quais são executados mais de cem relatórios anuais das ações ambientais que o município desenvolveu no ano de 2019.  As 10 diretivas do Programa são: Arborização Urbana, Biodiversidade, Conselho Ambiental, Esgoto Tratado, Estrutura e Educação Ambiental, Gestão das Águas, Município Sustentável, Qualidade do Ar, Resíduos Sólidos e Uso do Solo.

A Estância Turística de Itu recebeu a pontuação máxima nas Diretivas: Conselho Ambiental, Estrutura e Educação Ambiental, Município Sustentável e Qualidade do Ar.

Em especial, na categoria Educação Ambiental, a gestão atual se destaca com o projeto “Cardápio Ambiental”, onde é apresentado no início de cada ano um rol de ações ambientais desenvolvidas pela equipe de Educação Ambiental em conjunto com os professores da Rede Municipal e estadual.

No ano de 2019, foram elencadas 30 atividades, atendendo mais de 10 mil alunos, como visitas monitoradas nos parques municipais, nas áreas de proteção ambiental, mananciais, viveiros e atividades de conhecimento em ciências ambientais, plantios e cuidados com o meio ambiente.