Widget Image
Secretarias
05/03/2024
HomeSaúdeItu faz adaptações no serviço de controle de vetores em época de coronavírus

Itu faz adaptações no serviço de controle de vetores em época de coronavírus

O trabalho realizado pelo serviço de controle de vetores da Secretaria de Saúde de Itu passou por algumas adaptações, diante do aumento de recusa de vistorias em imóveis. A principal adaptação é o esquema portão a portão, que substitui temporariamente o trabalho que ficou amplamente conhecido como casa a casa.

Essa foi a alternativa encontrada pela Secretaria de Saúde de Itu para continuar o trabalho de combate às arboviroses na cidade, mesmo diante do significativo aumento de imóveis que deixaram de ser visitados após negativa dos moradores, que estão temerosos com o contato físico diante da pandemia de Covid-19.

Por meio desse novo formato de trabalho, toda a orientação sobre criadouros do mosquito Aedes aegypti é oferecida pelos agentes de controle de vetores no portão dos imóveis, mantendo o distanciamento recomendado pelas autoridades em saúde. Essa é uma medida de proteção tanto para os munícipes quanto para os agentes, que realizam o trabalho munidos de álcool em gel para devida higienização.

A aplicação de inseticida, atividade pontual e exclusiva em casos confirmados de dengue, continua nos mesmos moldes. De 1º de janeiro até a semana passada, Itu registrou 24 casos de dengue.

As medidas já adotadas pela Secretaria de Saúde de Itu vão ao encontro das “recomendações aos agentes de combate a endemias (ACE) para adequação das ações de vigilância e controle de zoonoses frente à atual situação epidemiológica referente ao coronavírus (Covid-19)”, previstas em Nota Informativa de autoria do Ministério da Saúde, datada de 26 de março de 2020.