Widget Image
Secretarias
17/09/2021
HomeGestões AnterioresItu estréia nos Jogos Regionais do Idoso na próxima quarta-feira

Itu estréia nos Jogos Regionais do Idoso na próxima quarta-feira

(da esquerda para a direita) O professor Augusto Cruzolini, o diretor de Esportes, Gilberto Rodrigues (Giba) e o professor José Carlos Prévide, técnicos e dirigente da Secretaria Municipal de Esportes, que acompanharão a delegação ituana nos Jogos Regionais do Idoso

(da esquerda para a direita) O professor Augusto Cruzolini, o diretor de Esportes, Gilberto Rodrigues (Giba) e o professor José Carlos Prévide, técnicos e dirigente da Secretaria Municipal de Esportes, que acompanharão a delegação ituana nos Jogos Regionais do Idoso

A cidade de Itu inicia na próxima quarta-feira (05/08), sua participação na 19ª edição dos Jogos Regionais do Idoso (JORI), que acontecem na cidade de Itapetininga. Itu será representada por uma delegação de110 pessoas, entre atletas do Grupo da Melhor Idade, mantido pelo Fundo Social de Solidariedade, técnicos, dirigentes e grupo de apoio, que tentarão repetir o excelente desempenho alcançado em 2014, quando a cidade conquistou o segundo lugar, na classificação final da competição.

Os Jogos acontecem de 05 a 09 de agosto, e prometem disputas emocionantes entre as 46 cidades da região de Sorocaba, participantes da competição. Itu disputará as 14 modalidades esportivas, as quais são adaptadas para o público idoso, como: Atletismo Masculino e Feminino, Bocha, Buraco Masculino e Feminino, Coreografia, Damas Masculino e Feminino, Danças de Salão, Dominó Masculino e Feminino, Malha, Truco, Natação Masculino e Feminino, Vôlei adaptado Masculino e Feminino, Tênis de Mesa Masculino, Tênis de Campo Masculino e Feminino e Xadrez Masculino e Feminino.

O JORI é um conjunto de eventos realizados no Interior e na Capital, promovidos pelo Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo, envolvendo a população idosa em atividades esportivas, em parceria com as secretarias de Juventude, Esporte e Lazer, Desenvolvimento Social, Saúde e Educação, além do apoio do município anfitrião.

O idoso deve ter no mínimo 60 anos completados no ano dos Jogos. Terminada a fase regional, os dois primeiros classificados em cada modalidade participam dos Jogos Abertos do Idoso (JAI), que este ano acontecem em Araraquara, no mês de outubro.

Os Jogos visam promover a integração do idoso na sociedade, por meio de atividades físicas e desportivas; conquistar o respeito das demais gerações; sensibilizar a sociedade para novas formas de participação da pessoa idosa; e valorizar e estimular a prática de atividade física, como fator de promoção da saúde e bem-estar das pessoas idosas.

O objetivo é aumentar, a cada ano, o número de municípios e idosos participantes. O número de cidades-sede já aumentou em função de alguns deslocamentos, que eram muito longos.

A delegação ituana compete sob a supervisão da Secretaria Municipal de Esportes, e ficará alojada na Escola Estadual Profª Corina Caçapava Barth, localizada na rua Doutor Coutinho, 1370, Vila Judith, Itapetininga.

Texto: Fábio Navarro/Prefeitura de Itu
Foto: Divulgação/SEME

(29/07/15)