Widget Image
Secretarias
29/03/2024
HomeMeio AmbienteItu está novamente entre as dez primeiras do Município Verde Azul

Itu está novamente entre as dez primeiras do Município Verde Azul

A cidade também se destacou por obter a certificação concedida pelo Estado por uma década ininterruptamente

Das 645 cidades do estado de São Paulo, Itu ficou novamente entre as dez primeiras colocadas do Município Verde Azul. A premiação ocorreu na tarde da última quinta-feira (20/12) com o anúncio de Itu na 9° posição do ranking. A cidade também foi destaque, estando entre as cinco certificadas ininterruptamente durante uma década por sua gestão ambiental, sendo a única em sua bacia e em sua região metropolitana a atingir essa marca.
A solenidade de certificação foi realizada no Palácio dos Bandeirantes, com a presença do Governador Marcio França e do Secretário de Estado do Meio Ambiente de São Paulo, Eduardo Trani.  A Prefeitura de Itu esteve representada pelo secretário municipal de Meio Ambiente, Eurízio Pallavidino, que compareceu à cerimônia acompanhado de membros de sua equipe, responsáveis pelo excelente resultado no ranking.
O Município Verde Azul avalia dez diretivas e mais de cem itens da área ambiental, observando as ações tomadas pelas Prefeituras e atribuindo pontuações para essas iniciativas. Entre os pontos levados em consideração estão água, esgoto, iniciativas sustentáveis, educação ambiental, estrutura de meio ambiente, resíduos sólidos, uso do solo, arborização urbana, qualidade do ar e biodiversidade.
Além da importância de ser auditado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente, o município que conquista esse prêmio fica credenciado a obter recursos financeiros estaduais investir no combate à poluição e na melhoria na qualidade ambiental.