20/03/2024
HomeNotíciasItu e Secretaria de Habitação de SP oficializam convênio com o Programa Vida Longa

Foto do prefeito Guilherme Gazzola ao lado do Secretário de Estado de Habitação Flávio Amary e o Secretário Municipal de Planejamento de Itu José Roberto Fernandes Barreira

Programa prevê a construção de 26 unidades habitacionais para idosos em situação de vulnerabilidade

A cidade de Itu e a Secretaria de Estado de Habitação firmaram na quinta-feira (01/12) convênio para a construção de 26 unidades habitacionais que integram o Programa Vida Longa. A oficialização da participação ocorreu na sede da pasta, no centro de São Paulo, e contou com a participação do prefeito de Itu, Guilherme Gazzola, do secretário municipal de Planejamento, Habitação e Gestão de Projetos, José Roberto Fernandes Barreira e do secretário de Estado da Habitação, Flavio Amary. Trata-se de uma ação conjunta entre a Secretaria de Estado da Habitação, a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) e a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social, articulada com os municípios paulistas interessados.

A contrapartida municipal para aderir ao Programa foi providenciar área institucional, localizada no Parque Nossa Senhora da Candelária, para a construção do condomínio e a gestão e manutenção do empreendimento após a conclusão das obras. “Enxergamos a oportunidade de proporcionar qualidade durante o processo de envelhecimento de pessoas com vínculos familiares fragilizados ou rompidos e sem acesso à moradia em Itu”, comentou o prefeito Gazzola.

Os imóveis seguem um padrão especialmente definido para este grupo etário, são projetados segundo parâmetros de acessibilidade do Desenho Universal, que estabelecem um conceito arquitetônico adaptável para permitir facilidade no uso da moradia por qualquer indivíduo com dificuldade de locomoção, temporária ou permanente. Todos têm cozinha, sala de estar e dormitório conjugados, banheiro e área de serviço. “Com a assinatura do convênio garantimos a participação da cidade neste tão importante programa. O montante financeiro para execução do projeto e da obra já está empenhado pelo Governo do Estado e, por isso, mesmo com transição de gestão, Itu está contemplada para construção do empreendimento, que é a fundo perdido”, complementou o secretário de Planejamento de Itu, Roberto Barreira.