23/03/2024
HomeMeio AmbienteItu conquista a sexta colocação no Programa Município Verde e Azul 2020

Itu conquista a sexta colocação no Programa Município Verde e Azul 2020

Nesta quinta-feira (17/12), Itu conquistou a sexta colocação no Programa Município Verde e Azul (PMVA), organizado pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente, subindo duas colocações em relação a 2019 quando, após recursos de algumas cidades, Itu ficou com a oitava colocação.

Nas avaliações das diretivas Itu ficou com nota máxima, ou seja 10, em Conselho Ambiental, Município Sustentável, Biodiversidade e Estrutura e Educação Ambiental. As demais diretivas foram Esgoto Tratado (9), Qualidade do Ar (9,9), Uso do Solo (9,65), Resíduos Sólidos (9,95), Gestão das Águas (9,21) e Arborização Urbana (7,4). As ações para o atendimento das diretivas são capitaneadas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos.

Com essa classificação a cidade se credencia para receber recursos e investi-los na área ambiental. Os recursos vêm para melhorar a eficiências desses conjuntos de ações como por exemplo, aprimorar a eficiência da operação corta fogo com caminhões pipa, aperfeiçoar com materiais e oficinas o Programa de Educação Ambiental, entre outras atividades realizadas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos.

A certificação é a validação, por meio de avalição e auditoria do Estado, nas ações ambientais que o município vem realizando e em como a agenda ambiental é tratada e sua prioridade.

O prêmio tem o inovador propósito de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental com a descentralização e valorização da agenda ambiental nos municípios. Assim, o principal objetivo do PMVA é estimular e auxiliar as prefeituras paulistas na elaboração e execução de suas políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do estado de São Paulo.

Devido à pandemia, neste ano o anúncio ocorreu de forma virtual.