HomePlanejamentoItu adere ao projeto Cidadania no Campo – Município Agro

Itu adere ao projeto Cidadania no Campo – Município Agro

A Prefeitura de Itu aderiu ao projeto “Cidadania no Campo – Município Agro” da Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento, que apoia, reconhece e premia as administrações municipais com melhor atuação no desenvolvimento sustentável do território rural. O programa incentiva, por meio de mecanismos técnicos, o desenvolvimento e a implantação de políticas públicas relacionadas ao campo, desde o pequeno produtor rural até o agronegócio.

O projeto envolve também o programa “Rotas Rurais”, em que Itu será referência com relação ao georreferenciamento das áreas rurais do estado e do país.

A proposta é fomentar o desenvolvimento do setor rural em todo o estado e contempla as áreas de segurança, mobilidade, conectividade, preservação ambiental, saneamento, entre outras diretivas. “Entendo que o projeto é muito importante pois a gestão eficiente do território rural impulsiona a economia e serve de base para a indústria de alimentos e serviços” declara o Secretário de Planejamento de Itu, Plinio Bernardi Junior.

São três grandes vertentes do projeto que corroboram com os objetivos da gestão municipal: o desenvolvimento rural sustentável, o fortalecimento da agricultura e pecuária municipais, e a melhoraria na qualidade de vida dos cidadãos rurais.