Widget Image
Secretarias
24/04/2024
HomeGestões AnterioresIPT prossegue estudos para mapeamento geológico de Itu

IPT prossegue estudos para mapeamento geológico de Itu

O resultado será uma grande ferramenta para auxiliar no planejamento urbano

Geólogos do IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo) visitaram na manhã desta quarta-feira (24/07) a Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito e Transportes de Itu e foram recepcionados pelo secretário da pasta, Cel. Marco Antonio Augusto e pelo diretor de Proteção e Defesa Civil, Fernando Marques Henriques.

Desde o começo deste ano a cidade de Itu está entre as primeiras 75 cidades do Brasil a receber o estudo de áreas suscetíveis à inundação e movimentos de massa, deslizamento e escorregamento de terras, projeto do Governo Federal e da CPRM (Serviço Geológico do Brasil) que também está realizando estudos nos estados de Santa Catarina e Espírito Santo.

A vista desta quarta-feira marca o início dos estudos físicos com a presença de geólogos que irão realizar o mapeamento em campo da cidade de Itu. Os geólogos Rodrigo Stabile, Pedro Youssef e Priscilla Argentin são os responsáveis pelo mapeamento no município e prevêem que esse estudo se concretize até 2014, gerando assim um mapeamento completo das áreas não ocupadas para auxiliar no planejamento urbano.

Esse estudo contará com apoio da secretaria de Segurança, Trânsito e Transportes com a equipe de Proteção e Defesa Civil de Itu.

Fotos: GCM Rafael Bortoleto

Texto: Daniel Assis de Alcântara